Câmara Municipal de Portalegre

Desporto - Apresentação

O Município de Portalegre tem como função desenvolver uma política desportiva integrada, sustentada e que contribuía de forma determinante para o progresso da sua região.

É no apoio ao associativismo desportivo, assente na sua célula nuclear, o clube, que o município se propõe desenvolver novas práticas desportivas, ligadas aos nossos recursos naturais, às atividades de exploração da natureza.

Promover a prática desportiva do cidadão será o grande desafio do município, numa perspetiva de desenvolver hábitos e culturas desportivas que tenham um reflexo e retorno positivo nos cuidados primários de saúde. Alargar esta prática desportiva às freguesias rurais constitui uma verdadeira missão a desenvolver nas próximas décadas.

Dotar o concelho de novos equipamentos desportivos, ligados a novas práticas desportivas de caracter popular, bem como reformular e beneficiar os equipamentos existentes, promovendo boas condições de prática desportiva aos clubes será sempre um verdadeiro desafio ao nosso associativismo desportivo.

O lazer e a ocupação dos tempos livres como prática desportiva e social, reveste-se do maior interesse junto das coletividades de bairro e freguesias rurais, mais vocacionadas para a recreação e animação sociocultural dos cidadãos.

Será com a cumplicidade do associativismo recreativo, desportivo e cultural que o Município assumirá novas políticas de desenvolvimento, necessariamente de forma cada vez mais integrada. O desporto será sempre um projeto aglutinador e de inclusão do nosso concelho.

O direito ao desporto é, reconhecido na Constituição da Republica Portuguesa, no seu artigo 79º (Cultura Física e Desporto). “Todos têm direito à cultura física e ao desporto” e no ponto 2 que “incube ao estado, em colaboração com as escolas, as associações e coletividades desportivas, promover, estimular, orientar e apoiar a prática e a difusão da cultura física e do desporto, bem como prevenir a violência associada ao desporto”.

O desporto e a prática desportiva, como área transversal à nossa sociedade contemporânea, deve ser fruída por todos, na perspetiva de uma melhor educação cívica, refletindo valores de cidadania, de solidariedade rumo a um futuro que queremos melhor.

 

Consulte também neste tópico: