Câmara Municipal de Portalegre

Geração PTG

 

O projeto Geração PTG será uma sucessão de eventos culturais, recreativos, lúdico-pedagógicos, formativos que não se esgota no tempo, nem tem durabilidade.
Durante o ano serão apresentadas várias propostas de atividades e ações que terão o "carimbo" Geração PTG.

O projeto Geração PTG pretende ser um veículo de promoção e dinamização de diversas atividades culturais, de modo a se tornar uma montra de várias áreas temáticas culturais e patrimoniais para a população juvenil.

Pretende-se que se assuma como um evento aglutinador que projete, valorize, promova e divulgue o património cultural enquanto fonte de inspiração e identidade e que estimule a criatividade e a capacidade de intervenção dos jovens no desenvolvimento local. 

 

 

1 - Geração PTG... À Tertulia na Quina

Tem como objctivo promover um espaço e um momento importante de debate acerca de algumas das muitas questões que interessam aos jovens, no qual estes possam intervir, dando a conhecer o seu ponto de vista, as suas dúvidas e as sugestões relativamente às diversas matérias em discussão.

 

 

 

2 - COOLtura

O COOLtura é um "roteiro cultural" que procura estabelecer inovadoras formas de diálogo dando a conhecer, promover e divulgar o património municipal, contribuindo para desenvolver a sensibilidade cultural e artística das crianças e jovens de uma forma divertida bem como estimular e incentivar, de uma forma lúdica, a observação e conhecimento da arte e património do concelho.

"Onde estão os animais de José Régio?" - Visita de descoberta à Casa Museu José Régio - 1º olhar sobre um Museu

"Labirintos" - encontrar José Maria dos Reis Pereira" - Visita/Jogo à Casa Museu José Régio

"À Descoberta do Museu" - Jogo de dados em que as casas são salas do museu e os participantes os peões

"Brincar e Aprender" - Jogo educativo temático que possibilita a descoberta conjunta das diferentes obras presentes no Museu. Esta actividade consiste numa visita/jogo em que os participantes se divertem em actividades lúdicas, tendo como ponto de partida as tapeçarias que se encontram no espaço museológico

"As Quatro Estações" - partindo das tapeçarias da Lourdes Castro, esta actividade lança um desafio de descoberta dos sentidos, com um jogo alusivo às estações do ano

"Historietas de um coleccionador obsessivo" - Visita comentada à Casa Museu José Régio

"Caça ao Tesouro" jogo didáctico e divertido que segue pistas e desvenda mistérios, com perguntas e respostas que conduzirá ao tesouro

 

 

"Uma Mão Cheia de Estórias por Luís Ensinas"

É um spin-off do programa de promoção de leitura da Biblioteca Municipal de Portalegre "Hora do Conto" que tem como objectivo despertar nas crianças o gosto e o prazer da leitura a partir da magia dos contos e, ao mesmo tempo, exercitar a expressão oral, a capacidade de retenção de informação e a criatividade. Lidas ou contadas, depois exploradas e dramatizadas consoante o nível etário das crianças, as histórias voam nas asas da sua imaginação, estimulando nelas a curiosidade pelos saberes e o gosto pela descoberta.

 

 

3 - Noite Colorida

A Noite Colorida, tem como objectivo revitalizar uma das ruas mais emblemáticas da cidade, promovendo o comércio nesta zona da cidade como um animado e dinâmico centro comercial ao ar livre de Portalegre, onde não irá faltar muita animação e cor.

Para esta animação pretendemos improvisar vários "palcos" pela rua do comércio, destinados a animar os diversos recantos da Rua e a transformá-los em verdadeiras mostras artísticas e ou performativas.

 

4 - Festival das Cores

 

 

 

5 - Município de Portalegre recebeu Wuant, o Youtuber, dia 16 de novembro 2016, numa tarde de convívio com os jovens da região.

               

 

6 - O Teatro vai à Escola - Oficinas Experimentais de Teatro

Estas oficinas têm como objectivo:

a) Trabalhar e estimular o processo de aprendizagem do fenómeno teatral, através da análise dramatúrgica de diferentes obras literárias, narrativas, dramáticas e poéticas;

b) Promover o trabalho em equipa, o espirito de partilha e o respeito pelas noemas básicas de convivência em grupo;

c) Desenvolver capacidades de análise literária na perspectiva da análise e construção de personagens;

d) Estudar dramaturgia e procurar soluções de interpretação;

e) Desenvolver e estimular o conhecimento de si próprio e das suas emoções;

f) Desenvolver a sensibilidade, a criatividade e o crescimento artístico;

g) Desenvolver o espirito crítico, a autonomia, o sentido de responsabilidade e a capacidade de intervir.