Plano de Pormenor da Avenida do Brasil

MEMORIA DESCRITIVA

Refere-se a presente memória descritiva ao projeto pedido pela C.M.P para um terreno situado no prolongamento da Av. do Brasil. O projeto vem na continuação de um estudo já apresentado, cuja reformulação se deve às alterações introduzidas no trajeto da variante.
Tais alterações, só posteriormente comunicadas a este gabinete, implicaram o acerto da mancha edificada, no sentido de permitir o alargamento da EN 18.
As correções não foram porém de molde a alterar a intenção do projeto inicial. Assim, apenas se reduziu a área reservada para escritórios, cujo volume saliente colidia com a estrada. Também se reformulou e uniformizou o tipo de habitação nas bandas curvas sobranceiras à EN 18.

Do presente estudo consta ainda a revisão das áreas reservadas para estacionamento, com consequente aumento substancial do número de lugares previsto.

A relação entre a habitação e o estacionamento é de 186 habitações para 263 lugares de estacionamento, relação esta que nos parece responder às necessidades sentidas pelas “características polivalentes do empreendimento”.

A área em estudo, é considerada ao nível do Plano Geral de Urbanização de Portalegre, como uma das zonas de expansão habitacional da cidade, “visando a compactação das áreas urbanas consolidadas ou a articulação destas com as situações de periferia recente”.

O terreno está situado à entrada da cidade sobranceiro ao Vale da Penha, e a sua ocupação é de nascente-poente. Localiza-se mais precisamente entre a EN 18 e as Av. Alexandre Herculano e da Liberdade prolongando o início da Av. do Brasil.

A sua situação é de molde a integrá-lo no conjunto da cidade. Na solução proposta procurou-se articular o novo bairro com a envolvente urbana e rural; de modo a assumir uma posição sobranceira em relação ao vale e a constituir um remate e uma abertura visual da cidade em relação ao vale e à Serra da Penha.

Um percurso central de peões liga o loteamento ao conjunto da cidade e termina num miradouro usufruindo de vista sobre o vale. Este percurso de peões constitui-se como a espinha dorsal do traçado; atravessa duas praças cujas dimensões permitem a criação de espaços coletivos desafogados, com quebra de piso, segundo necessidade de ajuste à topografia do terreno. O tratamento volumétrico reforça o traçado simétrico do conjunto do loteamento, escalonando-se a construção no sentido da inclinação do terreno para poente.

No que respeita a arruamentos existe uma via de tráfego de sentido único que prolonga a Av. do Brasil e agarra o mais possível o terreno e a disposição dos lotes.

O parqueamento faz-se ao longo da via, no subsolo da praça central e as zonas reservadas nas traseiras dos lotes.

A ligação à EN 18 faz-se através de um arruamento que aproveita do traçado de uma antiga azinhaga. Este arruamento une-se à Av. do Brasil, contornando e limitando o loteamento e permitindo um mais rápido escoamento do tráfego, evitando a passagem de veículos pelo Rossio.

As habitações destinam-se a prédios de três pisos sem elevadores, tomando como base um bloco de esquerdo-direito, com um módulo de caixa de escada. Os blocos agrupam-se em banda. No caso das praças, o acesso aos fogos passa a ser feito por galeria e ascensor. Em certas zonas onde a profundidade do terreno obrigue, admitem-se zonas para escritórios.

No tratamento das fachadas, procurou-se não dissociá-las da imagem do conjunto. Procurou-se também uma articulação muito precisa entre todos os seus elementos (caixa de escada, varandas e janelas) de forma a imprimir uma determinada tensão.

Importante é salientar, finalmente, a preocupação posta neste plano tratando-o como um todo, onde ruas se conjugam com as praças e os percursos são definidos de acordo com a forma geral e a fruição constante do espaço interior e da envolvente exterior.

ÍNDICES TÉCNICOS

Superfície abrangida pelo Plano: 29.500m2