Câmara Municipal de Portalegre

Estudo Urbanístico de Ocupação do Solo - Zona B - Ratinha de Cima - Área compreendida entre a Urbanização das Lysias e o Centro Hípico

SITUAÇÃO ATUAL

Sendo uma área predominantemente destinada aos equipamentos Coletivos, congrega diversas tipologias que servem a população local, da Cidade e de todo o concelho de Portalegre. No que se refere aos Equipamentos de Lazer e Recreio, na área de intervenção referenciam-se os seguintes: Estádio Polivalente, Campo de Treinos, Centro Hípico e o Kartódromo Municipal. Na categoria de equipamentos destinados a atividades económicos e de divulgação empresarial, existem os seguintes: O Núcleo Empresarial – NERPOR, área destinada a dois pavilhões de exposições de apoio ao NERPOR e o Campo da Feira.


Planta


PROPOSTA IMPLANTAÇÃO

Elaborada à escala 1/2.000 pretende mostrar a inserção da proposta da área de intervenção e enquadrar a malha e tecido urbano proposto na rede viária envolvente.

A proposta de reformulação efetuada e apresentada pretende organizar e sistematizar a estrutura urbana proposta através da localização e reforço dos Equipamentos Existentes e Propostos Assim, de acordo com o programa preliminar apresentado pela Câmara Municipal, a função principal deverá manter-se ao nível dos equipamentos coletivos.

Apostámos, por isso em três programas chave na nossa proposta:

  • Reforço dos Equipamentos Desportivos de Lazer e Recreio;
  • Criação de um Centro de Estágios;
  • Ampliação do Parque e Serviços de Exposições de Apoio às Empresas.

Por este motivo, para além das tipologias existentes considerámos importante reforçar o carácter do Recreio e Lazer associado ao Desporto destinado, sobretudo à população local e ao mesmo tempo permite a complementaridade do Centro de Estágios e ainda a vertente de apoio a Empresas e Serviços, ou seja a localização e reformulação do espaço destinado a Pavilhões de Exposição.


1 – REFORÇO DOS EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS DE LAZER E RECREIO

Pavilhão Desportivo Multiusos – Equipamento que contempla a vertente de competição e de espetáculo, orientados para a realização de competições e espetáculos de alto nível nacional e internacional, com grandes capacidades de público e respetivas estruturas para comunicação social.
Complexo de Piscina Coberta, Piscinas de Ar Livre e Jogos de Água/Piscinas recreativas – Equipamento fundamental da rede municipal, servindo para atividades organizadas por grupos enquadrados, quer em treino, querem competição de nível local. Inclui escorregas e pistas rápidas, por forma a construir um pequeno parque de diversões em meio aquático. Tem funções polivalentes e flexibilidade de utilização para a prática sistemática de desporto e também recreativa e de lazer, sobretudo na época estival.
Equipamentos Recreativos básicos – Nos quais se incluem os Campos de Ténis, circuito de manutenção, jardim público e, nomeadamente parque infantil;
Health Club – No qual se localizam espaços para a prática de ginástica, sauna, turco, massagens, estética e squash, entre outros.
Espaço Verde ligado aos Equipamentos, incluído na estrutura verde secundária, criando a ligação entre os equipamentos desportivos – Campo de Futebol e Campo de Treinos – e dotando essa área de espaços destinados à prática desportiva de ar livre, complementando assim os equipamentos existentes.
Espaço Verde ligado à área habitacional, e incluído também na estrutura verde secundária da cidade de Portalegre, tem a função de servir a população local, uma vez que tendo também entrada pela EN 246, se prolonga para a área residencial e permite a ligação através da Praça Pública da Rua Feliciano Falcão ao tecido urbano existente. Neste espaço, que denominamos Jardim das Lysias, serão desenhadas, para além dos percursos e zonas de estar, áreas para recreio infantil e juvenil destinadas a multi - atividades desportivas radicais ou de aventura, nomeadamente Escala de parede artificial (90º), Cordas, Nós e Construções, Rampa de Escalada (60º) e Rampa de Skate.


2 – CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE ESTÁGIOS

A opção na constituição de um Centro de Estágios prende-se com o facto de existir na área um complexo desportivo com equipamentos que podem potenciar essa vertente e ainda pelo facto de aí se prever a localização no futuro de uma unidade hoteleira. Esta proposta tenta desenvolver uma aposta numa parceria público/privado. Efetivamente, o núcleo previsto para um só quarteirão, o Hotel, o Health Club e o Complexo Desportivo, sendo o primeiro privado, o segundo público com gestão privada (concessionado) e o último público constituem uma oportunidade de conciliar e rentabilizar esta estrutura como forma de atração da Cidade para a realização de estágios de equipas de diversas modalidades de desportos tradicionais de competição e de atividades amadoras de nível municipal, regional e nacional.


3 – AMPLIAÇÃO DO PARQUE E SERVIÇOS DE EXPOSIÇÕES DE APOIO ÀS EMPRESAS

Na vertente de reforço da vertente de Serviços que apoiem a atividade empresarial e industrial em grande expansão na Cidade de Portalegre. Efetivamente, com o aumento da Zona Industrial prevista para o curto/médio prazo pelo Plano de Pormenor e Expansão da Zona Industrial teremos que ter a capacidade de planear e construir em tempo útil os serviços e estruturas de apoio e divulgação do tecido empresarial. A opção da sua localização na Zona da Ratinha de Cima, prende-se com o facto de, por um lado estar muito próxima da Zona Industrial e, por outro, de aí de localizar atualmente o Núcleo Empresarial.

Como referência para o dimensionamento desta área localizada junto da EN 246, podemos referir a FIL em Lisboa ou a Exponor no Porto, numa escala adequada à Cidade de Portalegre e ao seu tecido empresarial. Este parque inclui, para além de espaços de exposições, todas as estruturas de apoio necessárias, como administrativas e de restauração.

Importa referir que, tal como equacionado no Programa de Procedimento, consideramos que a localização o Kartódromo no atual local não é desejável, dada a proximidade com a zona habitacional.

No que se refere ao modelo de implementação da proposta, entendemos tal como referido anteriormente, que este se deve concretizar através de uma parceria público/privado, uma vez que a autarquia se encontra mais vocacionada para a gestão dos equipamentos desportivos e de lazer.

ブランドコピー スーパーコピーブランド コピーブランド ブランドバッグコピー ブランドコピー時計 ブランドコピー財布