Câmara Municipal de Portalegre

Centro de Recolha Animal Canil e Gatil Municipal de Portalegre

É visível a importância crescente dos animais de companhia na sociedade e a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida. No entanto, uma população animal não controlada constitui riscos reconhecidos.
É um objetivo comum aos países da comunidade europeia a promoção de uma conduta responsável por parte dos proprietários de animais de companhia.
A legislação vigente atribui competências às câmaras municipais na área do bem-estar animal, controlo de zoonoses e controlo de animais errantes.
O Centro de Recolha Animal Canil e Gatil surge no sentido de haver necessidade de uma estrutura em conformidade com a legislação, mas também sensibilidade coletiva para os animais.

 

 canil1

 

CARACTERÍSTICAS E LOCALIZAÇÃO

 

O CRACGMP destina-se ao alojamento de cães e gatos do concelho de Portalegre recolhidos pelos funcionários da autarquia ou entregues pelos seus donos e, sempre que possível, ao tratamento médico e à colocação dos animais para a adoção.

O CRACGMP tem 13 celas para cães, 5 celas para gatos e três compartimentos (celas semicirculares) para a realização de sequestros de animais por suspeita de raiva. Tem capacidade, para alojar simultaneamente cerca de 50 animais. Possui ainda instalações de apoio: um local de receção do público com animais, uma cozinha, uma sala de banhos, três instalações sanitárias, uma enfermaria, um consultório veterinário, uma zona de abate, uma sala de arrumação e um vestiário.

O CRACGMP está localizado nas Oficinas Municipais da Câmara Municipal de Portalegre, no Parque Industrial da cidade.


 

 

BASE DE DADOS

Existem cada vez mais cães e gatos que são abandonados ou entregues no Canil Municipal. Esta dura realidade conduz a uma luta diária para se conseguir manter o bem-estar destes animais.

A adoção de um animal de estimação deve ser encarada como a entrada de mais um membro na família. O novo dono deve proporcionar um espaço adequado, alimentação, acompanhamento veterinário, exercício físico e muito afeto.

Ajude-nos a ajudar estes animais, e abra os braços a um Amigo de quatro patas!

 

CONSULTE AQUI OS ANIMAIS PARA ADOÇÃO

 

ADOÇÃO

Ter um animal de estimação contribui para aumentar a sua qualidade vida, no entanto, uma população animal não controlada constitui alguns riscos como a propagação de doenças, ameaçando a saúde pública.

A promoção de uma conduta responsável por parte dos proprietários de animais de companhia é um objetivo comum aos países da comunidade europeia. Neste sentido, a legislação vigente atribui competências às câmaras municipais na área do bem-estar animal, controlo de doenças transmissíveis  e controlo de animais errantes.

Ao Centro de Recolha Animal Canil e Gatil de Portalegre cabe-lhe a atuação em conformidade com a legislação e a sensibilização da população para os deveres e cuidados a ter com os seus animais.

Aquando da adoção, deverá ter o boletim de vacinas atualizado e o licenciamento na Junta de Freguesia devidamente efetuado, podendo a vacinação ser efetuada pelo médico veterinário municipal, ou por outro médico veterinário, se o munícipe assim o entender.

 

 

PLANO DE DESTRUIÇÃO DE CADÁVERES DE ANIMAIS DE COMPANHIA

O Município de Portalegre tem aprovado o Plano de Destruição de Cadáveres de Animais de Companhia (PDCAC) pela Direção de Serviços de Saúde e Proteção Animal, da Direção Geral de Veterinária.

Assim informa-se que os cadáveres de animais de companhia devem ser encaminhados para o Centro de Recolha Animal Canil e Gatil Municipal de Portalegre, com vista ao procedimento correto nestas situações.

 

 

CONTACTOS

Horário
segunda a sexta-feira - das 8h30 às 15h00

Local de Funcionamento
Oficinas Municipais da Câmara Municipal - Zona Industrial – Portalegre

Contacto
Tel.: +351 245 307 500

 

O Canil e Gatil Municipal de Portalegre já tem página de Facebook!

Saiba mais aqui: https://www.facebook.com/canilmunicipaldeportalegre/?fref=ts

ブランドコピー スーパーコピーブランド コピーブランド ブランドバッグコピー ブランドコピー時計 ブランドコピー財布