FREGUESIA DE URRA

Orago: São Tiago. O nome deriva, provavelmente, do latim Horreum, que significa tulha, celeiro. Resultou da fusão das freguesias de Urra e de Caiola. Nesta freguesia encontram-se alguns dos mais antigos testemunhos da ocupação humana, concretamente exemplares da indústrias líticas (de pedra) na estação paleolítica do Monte da Faia  e da Tapada do Falcão, e as antas  de Entre-as-Ribeiras, do Campino da Abrunhosa, dos Fajardos e das Cabeceiras.

Também existem vestígios da presença romana, com cerâmicas à superfície. O padre Sotto Maior fala em terem sido encontradas moedas do tempo de Júlio César em S. Tiago de Caiola.

A igreja da S. Tiago de Caiola data do século XVI e sofreu posteriores remodelações