FREGUESIA ALEGRETE

Orago: S. João Baptista. Vila antiga, foi sede de concelho até 1855. no seu território existem vestígios de povoamento desde o paleolítico – jazida pré-histórica do Porto da Boga  e uma anta na Herdade da Falagueira. O castelo é presumivelmente do tempo de D. Diniz.

Tinha voto em Corte com assento no banco nº 10. Tinha o privilégio, confirmado até D. João V, de não dar soldados, com a obrigação de defenderam a praça dos castelhanos. Teve forais dados por D. Diniz (1319) e por D. Manuel I (1516). Ainda são visíveis diversos troços de muralhas. A igreja paroquial é do século XVI. A igreja da Misericórdia data do século XVII. A torre do relógio pertenceu à antiga câmara municipal, um edifício seiscentista. Outros edifícios religiosos: capela da Misericórdia, a capela de Vale de Cavalos, de recente construção.

Instituições:
Misericórdia
Sociedade Recreativa e Musical Alegretense

João Manuel Marques Parente, Alegrete Histórico, Urbano e Rural, Lisboa, Edições Colibri, 2003.