UNIÃO DE FREGUESIAS RIBEIRA DE NISA E CARREIRAS

Ribeira de Nisa
Orago: Nossa Senhora da Esperança. Tomou o nome do curso de água que nasce

Povoações: Antiqueiros, Monte Carvalho, Monte Caleiros e Vargem

Ruínas de um estabelecimento religioso do século XVI denominado «Provença». A igreja matriz é um edifício do século XVII, com uma alpendrada de quatro arcos. No adro adjacente existe um cruzeiro do século XVII.
Maria Tavares Transmontano, Subsídios para a Monografia da Ribeira de Nisa (Concelho de Portalegre), Portalegre, Edição da Autora, 1989

Carreiras
Orago: S. Sebastião. No singular, «carreira» significava «caminho de carro, estrada pouco larga». Talvez tenha sido essa a origem do nome. Se bem que não possua monumentos significativos, para além de vestígios dispersos pelas quintas e pelo campo, na sua maior parte medievais, merece destaque o conjunto da povoação, numa harmoniosa disposição que lhe valeu ao designação de «aldeia presépio».

Maria Tavares Transmontano, Subsídios para a Monografia da Freguesia de Carreiras (Concelho de Portalegre), Viseu, Edição da Junta Distrital e Portalegre, 1976

Estas freguesias foram geminadas em 2013, constituindo a União das Freguesias de Ribeira de Nisa e Carreiras.