Skip to main content

11 a 19 Mar :: 13º Portalegre JazzFest (Festival Internacional de Jazz de Portalegre)

substituiao

RED trio (Portugal)

 

Em virtude de um grave problema de saúde familiar, o concerto de Mari Kvien Brunvoll e Stein Urheim, programado para a abertura do JazzFest, no dia 11 de março, foi cancelado.

Pelo facto pedimos as nossas desculpas.
Em sua substituição, a organização do JazzFest  propõe aos nossos espetadores uma estreia no Festival, o RED Trio:

Rodrigo Pinheiro :: no piano
Hernâni Faustino :: no contrabaixo
Gabriel Ferrandini :: na bateria  

O RED trio foi formado em 2007 e é constituído por Rodrigo Pinheiro, no piano, Hernâni Faustino, no contrabaixo e Gabriel Ferrandini, na bateria, todos eles destacados elementos da nova geração de músicos da cena portuguesa de improvisação livre. Partindo do clássico trio de piano, uma das formações mais exploradas na história do Jazz, o RED trio afasta-se deste paradigma colocando no mesmo plano de importância sonora todos os instrumentos que o constituem, todos eles tendo uma participação forte no som do grupo.
É das intersecções, confluência, perturbações e utilização de técnicas extensivas que surge o discurso único do grupo: uma gama dinâmica que parte do quase silêncio até descargas de energia sónica plenas de fisicalidade e emoção.
Foi precisamente este discurso único que contribuiu para a ascensão vertiginosa do RED trio no espaço de meros dois anos: o seu primeiro álbum, homónimo, lançado em 2010, valeu-lhes de imediato um reconhecimento mundial esmagador, com a atribuição de prémios para melhor registo de estreia pelo enciclopédico site All About Jazz e uma tour pela Europa de Leste.

O ano de 2011 viu a edição do segundo trabalho, Empire, em colaboração com uma das lendas vivas do jazz mundial, o britânico John Butcher. A receção crítica a este disco extravasou por completo todas as enormes expectativas deixadas pelo registo de estreia: prémio de melhor álbum de jazz do ano para incontáveis publicações da especialidade, concertos em Nova Iorque e Chicago, presença em vários dos maiores festivais de Jazz europeus, atuações nas maiores salas de Portugal (CCB, Serralves, Gulbenkian), e uma aclamação generalizada por parte de público e crítica às suas inacreditáveis prestações ao vivo.
O RED trio é hoje por hoje um verdadeiro acontecimento; ao vivo, e em disco, constitui uma das maiores bandeiras do jazz no país, um símbolo inequívoco da qualidade e criatividade do momento musical português, e um dos pontas de lança da música nacional além-fronteiras.
Em março de 2012 foi editado pela Clean Feed o terceiro disco, Stem, com a participação do trompetista Nate Wooley.

13º Portalegre JazzFest | GA | 8 € (oferta 1 CD) / Passe 25 € (oferta 4 CDs) | M/4 anos

Atualizado em 11/03/2016
Font Resize