Câmara Municipal de Portalegre

Portalegre é (duas vezes) Cidade Educadora

Assumindo a educação como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável do concelho, e no âmbito das suas competências, o Município de Portalegre viu aprovado o projeto "Portalegre Cidade Educadora" no âmbito da operação Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, financiado num valor de 300 000 euros, para os anos letivos 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020.

Portalegre assume definitivamente a posição de centralidade que a educação ocupa na vida das comunidades, para promover processos de articulação e complementaridade que permitam, às crianças e aos jovens que frequentam os Agrupamentos de Escolas da Cidade e a Escola Secundária de S. Lourenço, o acesso a conjunto de atividades complementares capazes de fomentar a igualdade de oportunidades, promover a redução do abandono escolar e o sucesso educativo e desenvolver todo o potencial de aprendizagem dos alunos.

Ao abrigo do projeto "Portalegre Cidade Educadora", os diferentes atores e agentes da comunidade educativa, conceberam ações e atividades, de natureza complementar e integradora dos programas educativos, as quais contribuem para a melhoria do ambiente das escolas, que poderão ser frequentadas por todos os estudantes de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário.

Deste leque destacam-se atividades como:

GAAF – Gabinete de Apoio e Acompanhamento Familiar: Para promover a igualdade de oportunidades para todos os alunos e favorecer a integração escolar, incorporando respostas multinível e tendo em conta as particularidades que caracterizam cada um territórios educativos do concelho. Esta ação terá o seu início a partir do segundo período letivo. O público-alvo serão todos os alunos do concelho, com prevalência no 1º ciclo.

Oficinas de Música: A presente ação visa a criação de duas oficinas de música tendo em vista promover as competências artísticas, educacionais e sociais dos alunos. A Classe de Cordas destina-se a alunos do 1º ciclo e a Class Band a alunos de terceiro ciclo e secundário.

Pratica+: Pretende incrementar, em toda a comunidade escolar, hábitos de vida saudáveis e o gosto pela prática desportiva, contribuindo para fomentar uma relação mais saudável entre escola, pais e alunos e privilegiando atividades realizadas em espaços informais, como os jardins e a Serra de S. Mamede. Terá lugar durante os fins-de-semana nos períodos de interrupção letiva do Natal e da Páscoa.

Portugal em Ação: Iniciará no presente ano letivo e visa proporcionar a todas as turmas JI/1º ciclo uma visita de estudo, onde será possível aliar a teoria à prática e promover novas metodologias de ensino-aprendizagem.

Empreendedorismo: Através de Clubes Mentes Empreendedoras nas escolas, pretende-se ativar o potencial impacto social dos jovens do ensino básico/secundário, tornando-os referências inspiradoras e promovendo a implementação de projetos em sinergia com a escola e a sua comunidade.

Contextos Educativos em Mudança: Workshops, seminários, oficinas de formação e debates alargados, direcionados a Comunidade Educativa, com o objetivo de propiciar espaços de partilha de ideias e de experiências, bem como estimular novas aprendizagens.

As várias ações estão a ser preparadas para ter o seu início ainda no mês de outubro e todo o processo de inscrição será feito através das escolas onde os alunos estão matriculados, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Portalegre.

A candidatura "Portalegre Cidade Educadora" é uma das primeiras ações desenvolvidas por Portalegre enquanto membro da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras. Ao integrar a Rede Portalegre assumiu uma função educadora perante os seus munícipes, apostando na formação, promoção e desenvolvimento de todos os seus habitantes.

Esta Rede, que congrega mais de 480 cidades, representadas pelo poder local, tem como objetivo de trabalhar conjuntamente em projetos e atividades de diversas áreas, propostas aos seus habitantes, com uma intenção educativa.

Também já viu aprovada a sua adesão à Associação Internacional de Cidades Educadoras, aguardando apenas ratificação na próxima Assembleia Geral.

 

 

ブランドコピー スーパーコピーブランド コピーブランド ブランドバッグコピー ブランドコピー時計 ブランドコピー財布