スーパーコピー時計 スーパーコピー財布 スーパーコピーバッグ ブランドコピー時計
スーパーコピーヴィトン ブランドコピー コピーブランド
Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre juntos na defesa do património natural do Parque da Serra de S. Mamede

Câmara Municipal de Portalegre

Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre juntos na defesa do património natural do Parque da Serra de S. Mamede

Foi entregue no dia 11 de abril, à Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, pela Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, os presidentes das Câmaras de Arronches, Castelo de Vide e Marvão, o ICNF e os especialistas que participaram na elaboração deste trabalho, o Projeto-piloto "Prevenção de incêndios, valorização e recuperação de Habitats e Espaços Florestais no Parque Natural da Serra de S. Mamede", uma proposta de âmbito intermunicipal e transfronteiriço.

Envolvendo os concelhos de Portalegre, Arronches, Castelo de Vide e Marvão, a Serra de S. Mamede abrange uma superfície de cerca de 56 hectares, sendo maioritariamente constituída por áreas privadas (as áreas públicas representam apenas 1% da área florestal).

Este projeto de prevenção estrutural reúne um conjunto de intervenções em locais estratégicos, para a gestão da carga de combustível; a salvaguarda de áreas de vegetação com elevado valor para a conservação da natureza; a identificação dos proprietários das áreas de maior risco; a construção e beneficiação da rede de aceitos, caminhos, e pontos de água de acordo com os Planos Municipais de Defesa contra Incêndios, entre outras para fomentar a proteção e recuperação da vegetação arbórea autóctone com elevado valor ecológico, a condução de povoamentos para repor o coberto vegetal arbóreo, conduzir e valorizar áreas de bosques de quercíneas e povoamentos mistos.

A par destas ações, está prevista a criação de um programa de educação ambiental para alunos do Ensino Básico (1º, 2 e 3º ciclo), em parceria com o Parque Natural da Serra de S. Mamede, para promover uma maior proximidade com as comunidades escolares; formação para os meios de comunicação social, local e regional; campanhas de sensibilização, educação e informação para adultos residentes e habitantes locais e adultos forasteiros e visitantes.

Como medidas complementares refira-se a implementação de um plano de cooperação transfronteiriço, que garanta o reforço da capacidade operacional e a implementação de melhores soluções na prevenção e combate em Portugal e Espanha; e a instalação de uma Central de valorização de Biomassa de Portalegre, uma proposta do Município, para ajudar a garantir o escoamento e a valorização energética do material resultante da limpeza e tratamentos a realizar nas matas.

Para além de todas as questões relacionadas com a prevenção dos incêndios, defesa da floresta, salvaguarda das espécies florísticas e faunísticas autóctones e proteção paisagem, este conjunto de medidas destina-se a melhorar a qualidade de vida nas regiões de interior, através da possibilidade de novos padrões de desenvolvimento capazes de proporcionar melhores condições económicas, sociais, culturais e ambientais e afastem a probabilidade dos grandes incêndios.

ブランドコピー スーパーコピーブランド コピーブランド ブランドバッグコピー ブランドコピー時計 ブランドコピー財布