Prémio Tapeçaria de Portalegre
O Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, está a desenvolver um projeto no âmbito da “Candidatura Tapeçaria de Portalegre – Valorização, promoção, divulgação e projeção”. Como parte deste projeto, foi lançada a primeira edição do “Prémio Tapeçaria de Portalegre: A Tapeçaria de Portalegre como expressão de arte contemporânea”, um concurso de ideias que visa atrair artistas a participar nesta iniciativa.
O vencedor desta edição terá a sua obra reconhecida e possivelmente transposta para Tapeçaria de Portalegre, a ser executada pela Manufactura de Tapeçarias de Portalegre e doada a uma organização mundial. O prémio é aberto a artistas plásticos nacionais e internacionais, sem limite etário, que queiram apresentar obras em pintura ou desenho, nas temáticas “Produção Sustentável”, “Consumo Sustentável”, “Paz” e “Justiça”, que possam ser transpostas para a técnica de Tapeçaria de Portalegre.
Num primeiro momento, o Júri de Candidatura selecionará até 20 artistas, cujas obras integrarão uma Exposição Coletiva em Lisboa. Posteriormente, essas obras serão sujeitas a votação e avaliação pelo Júri de Seleção. A escolha da obra vencedora será baseada na ponderação entre a votação do público e a decisão do Júri de Seleção.
Este projeto, promovido pelo Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, conta com o financiamento do Turismo de Portugal e Valorização do Interior, e com o apoio da Rádio Renascença. As candidaturas para o concurso estão abertas até 20 de novembro de 2024.
Para mais informações, aceda ao formulário de candidatura e às Normas de Participação do Concurso, através do link: https://premiotapecariadeportalegre.com.