Operações de Salvaguarda e Recuperação do Património Arbóreo da Cidade de Portalegre
Na semana de 9 a 13 de dezembro, a Câmara Municipal de Portalegre está a proceder à poda cirúrgica de três árvores centenárias, notáveis pelas suas características e especificidades.
Os trabalhos de arboricultura que estão a ser realizados pelos técnicos da Fundação Serralves, visam manter os níveis de prestação de serviços ecológicos e climáticos tanto do Plátano do Rossio, como dos dois eucaliptos localizados na Avenida da Extremadura Espanhola.
A intervenção destes técnicos, especialistas em podas em escalada, tem como propósito intervir nas copas dos três exemplares arbóreos no sentido de se garantir o seu equilíbrio fisiológico, fitossanitário e estético.
De recordar que o Plátano do Rossio é a árvore detentora da mais antiga classificação de interesse público no país e que os eucaliptos centenários são os últimos sobreviventes que restam da antiga estrada de ligação da cidade à velha estação ferroviária.
As Operações de Salvaguarda e Recuperação do Património Arbóreo da Cidade de Portalegre integram-se na necessidade de preservação e valorização do nosso património natural, entendido como um dos elementos característicos e singulares na malha urbana da cidade de Portalegre.