Exposição coletiva “Alguém passa Cartão?” inaugura no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino


















O Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino inaugurou, no dia 31 de maio, a exposição coletiva “Alguém passa Cartão?”, com as obras submetidas à 2.ª fase do “Prémio Tapeçaria de Portalegre: a Tapeçaria de Portalegre como Expressão de Arte Contemporânea”, que estará patente até 31 de dezembro de 2025.
Esta exposição é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Portalegre, com apoio da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre e financiada pelo Turismo de Portugal no âmbito da Candidatura Tapeçaria de Portalegre – Valorização Promoção Divulgação e Projeção.
“Alguém passa Cartão?” reúne 45 obras, de 19 artistas nacionais e internacionais, que passaram pela primeira fase de seleção e que, após a realização de uma imersão artística, foram convidados a apresentar propostas originais em pintura ou desenho, pensadas para a possível transposição em tapeçaria.
As obras expostas abordam uma das temáticas propostas — Produção e Consumo Sustentáveis, Paz ou Justiça — refletindo o diálogo entre tradição e arte contemporânea.
Durante o período de 31 de maio a 30 de junho, o público poderá visitar e votar nas suas obras preferidas.
Para votar deve aceder ao site: www.premiotapecariadeportalegre.com no menu : Votar Agora.
A votação final será composta por 20% da votação do público e 80% da votação do Júri de Seleção. Os cinco trabalhos finalistas serão anunciados a 12 de julho, durante as comemorações do 24.º aniversário do Museu.
O Prémio Tapeçaria de Portalegre afirma-se como uma plataforma para a promoção do património português, incentivando novas leituras sobre a Tapeçaria de Portalegre e reforçando o seu papel como forma de expressão artística ativa e relevante na contemporaneidade.