Cultura de Quarentena | “Nossa Senhora da Conceição” – Museu Municipal

museu2
museu3

Sabia que…

… a Virgem Imaculada (Nossa Senhora da Conceição) indo-portuguesa é uma peça proveniente do Mosteiro de S. Bernardo?

Quer conhecer melhor esta imagem em marfim com vestígios de douramento, base em madeira policromada, séc. XVII, indo portuguesa, representando a Virgem Imaculada (Nossa Senhora da Conceição)?

Como numerosas virgens evocadas sob este nome, é representada de cabeça descoberta, com o cabelo caindo em madeixas onduladas sobre os ombros e costas. O vestido é composto por um manto curto com plissado simétrico, cobrindo a túnica justa e marcada na cintura. O vestido encontra-se ornamentado com bordados de flores à volta do decote redondo e com um lótus aberto e volumoso à frente.

A escultura, à qual faltam as pontas da lua crescente, assenta sobre dois volumes esféricos: o primeiro em marfim, composto por nuvens; o segundo em madeira policromada, representando o mundo rodeado pela serpente e sustentado por três crianças atalantes com feições mais europeias que indianas.

O vestido e os cabelos mostram vestígios de douramento.

Esta imagem pertenceu ao Mosteiro de São Bernardo, dedicado à invocação de Nossa Senhora da Conceição. Formado por monjas da Ordem de Cister, foi fundado em 1518 pelo Bispo da Guarda, D. Jorge de Melo, Abade resignatário do Mosteiro de Alcobaça.

As monjas continuaram a viver neste Mosteiro, mesmo depois da extinção das Ordens religiosas em Portugal, em 1834. O Mosteiro só é desactivado em 1878, após o falecimento da última religiosa.

A imagem permaneceu no Mosteiro de São Bernardo até ser integrada no acervo do Museu Municipal, aquando da sua abertura ao público a 21 de dezembro de 1918, numa pequena sala situada no edifício dos antigos Paços do Concelho.

Atualizado em 13/04/2020