Início » Visitantes » Turismo » Património Cultural » Fontes
Diversas fontes do concelho de Portalegre:
Fonte da Boneca
De estilo neoclássico e em lioz, a execução desta fonte deveu-se à necessidade de embelezar a cidade, na época da tradicional Feira das Cebolas de Portalegre, em setembro de 1894, na esperança de uma visita prevista, apesar de não concretizada, do Rei D. Carlos I.
Com a representação das figuras masculinas e femininas, a fonte apresenta elementos decorativos relacionados com o mar e a natureza, entre os quais uma âncora, um peixe, elementos vegetalistas, um delfim e um cântaro.
Localização: Largo Serpa Pinto
Fonte da Concha
Fonte da Rua dos Canastreiros, com data de 1906, com a sua edícula concheada. Pintada de terracota embora a sua cor original tenha sido o ocre, é encimada por um grande varandim.
Localização: Rua da Infantaria
Fonte da Misericórdia
Provavelmente inspirada na fonte do Largo do Teatro, a Fonte da Misericórdia, de 1906, destaca-se pelo seu mármore branco com laivos vermelhos e negros, com duas bacias opostas. As quatro faces do pedestal, de molduras ovaladas e relevadas têm, no centro de duas delas, as bicas.
Localização: Rua da Misericórdia
Fonte das Três Bicas
De pintura amarela e branca e encimada por um belo varandim, a parede das bicas em mármore e de azulejos azuis e brancos destaca-se pela frase poética “não te esqueças à noite, dar balanço às boas ações que praticaste e às más que poderias ter evitado”.
Datada de 1864 e com uma barra em ferro sobre o poial, a Fonte das Três Bicas, agora de tanque cheio com cimento para diminuir a sua profundidade, teve em tempos como função o abastecimento de água para gado.
As bicas foram posteriormente substituídas por torneiras.
Localização: Largo Dr. Alves de Sousa
Fonte de Mergulho
A Fonte de Mergulho do Convento de Santa Clara apresenta arcos de granito semelhantes aos do claustro. Esta fonte, do século XVI, servia para abastecer de água o Convento de Santa Clara e, como tem pouca profundidade, provavelmente teria uma contramina de onde se retirava água, submergindo um recipiente, o que justifica a escada que dá acesso à água. O tanque é em granito e é coberto por uma abóbada de berço. O exterior é em alvenaria simples, pintado de branco. A grade que tem de proteção é recente e serve para evitar o acesso ao interior.
Localização: Rua de Elvas
Fonte de S. Pedro
Datada do século XVIII, encontra-se à saída da cidade junto à Antiga Porta de Évora, onde tinha lugar a Igreja de São Pedro. Através de uma pintura mural de caráter popular, mascarões, flores e entablamento simples em alvenaria, são representados três santos: S. Vicente, S. Mamede e Santo António.
Recentemente restaurada por Joaquim Caetano, conservador restaurador de pintura mural a nível nacional, a fonte apresenta a ilustre frase “EM ERA DE MIL E 730 SE FEZ ESTA OBRA E[M] DIA DE SANTA CATHERINA EM NOVA AGUA”.
Localização: Rua 1º de Maio
Fonte Neptuno
De traços decorativos manuelinos e renascentistas, a fonte de Neptuno, da segunda metade do séc. XVI e remodelada no séc. XIX, tem um tanque de mármore com 8 muretes de faces nuas e rebordos moldurados.
No seu centro, emerge um pilar com a figura de Neptuno no topo, tendo também como outros elementos decorativos sereias, mascarões, cavalos-marinhos, carrancas e flores. Todas as figuras têm uma bica na boca, fazendo um total de 16 bicas envolvidas num estilo vegetalista.
Localização: Avenida George Robinson
Fonte Nova
Datada de 1894, foi executada pelo escultor Augusto Desirat em mármore de Estremoz. Tem um tanque em forma lobular com quatro lados e ao centro uma coluna quadrangular rematada com uma esfera. Numa das faces tem o brasão de armas da cidade de Portalegre. Tem duas bicas em cobre.
Localização: Rua dos Muros de Baixo
Fonte do Claustro do Convento de Santa Clara
A Fonte do Claustro do Convento de Santa Clara, do século XVIII, encontra-se a decorar o belo claustro gótico do Convento de Santa Clara. Com elementos decorativos característicos do estilo Barroco e um tanque circular que apresenta três faces, cada uma delas de belíssimas molduras florais, a fonte retrata uma criatura marinha de cuja boca sai a bica.
Localização: Rua de Elvas
Fonte do Corro
Dividida em dois marcos fontanários, localizados nas extremidades da Praça da República, surgem em substituição da antiga fonte Filipina, hoje situada em Cascais.
De desenho singelo e construídas com granito da região, as fontes, de 1894, apresentam duas cabeças de leão que dão lugar às bicas de carrancas em bronze.
Localização: Praça da República
Fonte do Jardim da Avenida da Liberdade
Vulgarmente conhecida como “Fonte do Jardim do Tarro”, esta fonte foi construída nos anos sessenta do séc. XX.
De pé baixo e assente numa base, que se encontra junta a um muro, o caminho para esta fonte é feito através de círculos de pedra inseridos num pequeno lago.
Localização: Avenida da Liberdade
Fonte do Outeiro
Distinta pelo seu painel de fundo caiado de amarelo, friso e entablamento em estuque e colunas laterais quadrangulares, esta fonte servia de abastecimento de água à população.
Com o seu pormenor em mármore e o brasão de armas da cidade, a Fonte do Outeiro apresenta um medalhão com a data de 1883.
Localização: Largo dos Aviadores
Fonte do Penedo
Em mármore rosa, de uma só bica, a fonte de 1871 representa um peixe de boca aberta.
Localização: Rua Fonte do Penedo
Fonte do Rossio
Inicialmente situada no Largo de Santiago, em 1865, a fonte localiza-se hoje no Rossio, desde 1889. De estilo neoclássico e em mármore, encontra-se endossada à parede do edifício do Hotel José Régio, tendo um conjunto escultural interessante que representa “Leda e o Cisne”.
Localização: Rossio
Fonte dos Amores
Reza a lenda que a água desta fonte oferece aos apaixonados a certeza de um matrimónio na cidade de Portalegre. Este simbolismo, representado pelo casal em estátua, que no regaço tem um cântaro por onde sai a água, origina a célebre Fonte dos Amores, datada de 1954. Esta é uma fonte com base de granito, que tem um pequeno tanque em meia-lua, com azulejos.
Localização: Estrada da Serra
—-
Fonte Fontinha 1
Fonte situada no caminho de entre as hortas, deu posteriormente nome à rua mais próxima, a Rua da Fontinha.
Localização: Rua da Fontinha
Fonte Fontinha 2
Fonte também situada na Rua da Fontinha, mas mais recente que a anterior.
Localização: Rua da Fontinha
Fonte Silgado
Localização: Rua do Silgado
Fonte do Rossio
Localização: Largo do Rossio
Fonte dos Burros
A Fonte dos Burros, por ser a mais utilizada para, em tempos, dar de beber aos animais, encontra-se numa das artérias principais da freguesia. De uma só bica, caracteriza-se pelas cores do Alentejo: caiada a branco com barras amarelas.
Localização: Largo do Rossio
Fonte Velha
A fonte tem duas bicas. Ao longo da vila, podem apreciar-se vários fontanários, de onde se abastecia a população, antes da chegada da água canalizada. Foram construídos com a sensibilidade e as cores da arquitetura típica do Alto Alentejo.
Terá sido a primeira fonte da Freguesia e é onde se situam os lavadouros públicos.
Localização: Rua Professor Manuel Cândido
—-
Fonte Bica de Rei
Corre sempre, dia e noite, rodeada por canteiros de flores que tornam o local muito agradável.
Localização: Na beira da estrada, no sopé da Serra do Pico, pertinho do Monte D’El Rei
Fonte da Bica
Fontanário com uma bacia em granito para o qual corre a água de uma boca. Fonte com água sempre a correr da sua bica de latão, de nascente próprio e com bastante fartura. A água é muito apreciada pela sua frescura no Verão.
Antigamente os habitantes vinham propositadamente da Vila a este local para se refrescar e saciar a sede. Tem um pequeno tanque como reservatório e de seguida corre para a ribeira.
Para chegar a este local atravessamos uma ponte bastante antiga e ainda podemos ver o antigo Paço, local onde, em tempos bem antigos, passava a procissão a caminho do Calvário.
Localização: Estrada Nova
Fonte da Caleira
Fonte bastante antiga. Para a encontrar, tem que se descer até ao leito da ribeira, saindo dela uma água muito fresca, que com a Natureza envolvente tornam o local muito bonito e propício para o observação de fauna e flora.
Localização: Margem da Ribeira da Caleira, nos Montarecos
Fonte da Carreira
Fontanário com uma bacia em granito para a qual corre a água de duas bicas. Possui ainda dois nichos em forma de arco ogival com duas portas em madeira. A encimá-la está um pequeno varandim. Foi construída em 1906 e a nascente situa-se na zona do Castanheiro da Penha. Mesmo ao lado fica o “Tanque das Bestas” onde depois de um dia de trabalho árduo, os animais eram levados pelos seus donos a beber água. Um local muito procurados pelos habitantes, funcionando como local de convívio e confraternização.
Localização: Rua da Trincheira da Carreira
Fonte da Enxertia
Feita em parede de pedra e ladeada por uns bancos, que servem de local de repouso e descanso de quem por aqui passa. Foi construída já depois do 25 de Abril a pedido dos moradores, trazendo uma mais valia para esta parte da Freguesia.
Fonte da Praça
Fonte construída por altura da instalação da rede pública de água na Vila. Caracterizada pela simplicidade da sua base retangular rematada por um frontão redondo, é a única com iluminação.
Localização: Largo da Praça
Fonte do Belo
Fonte muito antiga e muito estimada, foi recentemente restaurada tornando-se um local muito frequentado. Rodeada de sobreiros e com boas sombras, torna-se um bom local para conviver e estar nos dias tórridos de Verão.
Localização: Numa das entradas de Vale de Cavalos
Fonte do Félix
Fonte abastecida pelo nascente do Castanheiro da Penha, foi construída por volta de 1935/1940, tendo o seu nome origem no facto de na frente da mesma morar o Sr. Félix Caldeira, ferreiro de profissão, que aí possuía a sua oficina.
Fonte bastante frequentada por quem vinha de S. Julião, Sovrete e Montarecos. Depois de uma caminhada a pé até à Vila, aqui se lavavam e deixavam os sapatos, que voltavam a calçar na volta.
O seu desenho faz lembrar um altar, sendo festejada nos santos populares. Fonte com bacia em granito, com uma única bica. Com base retangular, é embutida numa parede com dois banquinhos onde os criadores de gado pousavam as bilhas do leite, ou as pessoas descansavam enquanto enchia a bilha de água.
Fonte do Montinho
Esta fonte corre noite e dia e tem nascente própria. Possui uma base em granito, encontrando-se pintada de brancos e amarelo.
Localização: Junto à Escola do Montinho
Fonte do Outeiro
Este fontanário de granito é composto por uma torneira envolta numa moldura em amarelo ocre que a faz destacar sobre a parede branca. A base de granito foi pensada para suportar grandes vasilhas, existindo um grande espaço entre a base e a bica. O abastecimento é feito pela rede pública de águas.
Localização: Largo onde existem os principais serviços (Junta de Freguesia, Centro de Saúde, Parque Infantil, Multibanco)
Fonte em Baixo
Fonte toda em pedra, com uma pequena porta verde, é um dos pontes de interesse do corredor ecológico de Alegrete. Situa-se junto a uma zona de muita tranquilidade, onde se pode disfrutar da fauna e da flora local. Sempre a correr, o seu nascente encontra-se detrás da Fonte.
Antigamente toda a população da Vila ia buscar água a esta fonte, pois diziam que a água tratava as doenças do estômago, por ser uma água leve.
A água corre para a ribeira que passa na sua frente. Nas pedras ao lado da Fonte é possível ver as marcas dos cântaros que as pessoas ali pousavam enquanto esperavam a sua vez para os encher.
Localização: Junto da Ribeira do Caia
Fonte Nova
Construída em 1824, tem o seu nascente no Castanheiro da Penha, o mesmo que fornece a Fonte da Carreira, situando-se junto a um dos espaços verdes da Vila, ao pé da Piscina Municipal.
Foi restaurada em 1975, um ano após a revolução de Abril, com a plantação de plátanos e mesas, sendo um local onde se faziam piqueniques e convívios. Com a construção da Piscina foi novamente reabilitada.
À semelhança das demais fontes da localidade, é toda em pedra, pintada de branco e amarelo ocre, sendo um local de convívio muito procurado principalmente no Verão.
Localização: Junto à Ribeira de Ninho de Açor
Fonte Porto da Boga
Estima-se que tenha sido construída aquando da vinda da rede pública de água para Alegrete, sendo esta a água que a abastece. Foi uma mais valia para esta comunidade que assim deixou de ter de percorrer grandes distâncias para poder encher as suas bilhas.
Fonte Valença
Esta fonte, também muito antiga, foi a fonte de abastecimento de água para muita gente que por aqui vivia. Ainda hoje é um local muito procurado, pela sua beleza e pela sua frescura, sendo local de paragem obrigatório para todos os que escolhem a Freguesia de Alegrete para a prática de BTT, Trail ou qualquer outro desporto. Tem nascente próprio que corre noite e dia indo desaguar na ribeira que corre na sua frente.
—-
Fonte das Pintainhas
Esta fonte destaca-se pela sua bica de granito, da qual corre água de nascente durante todo o ano.
Localização: EN 246/2, Pintainhas – Reguengo
Fonte de S. Mamede
Pequena fonte de água de nascente pura e cristalina em plena Serra de S. Mamede.
Localização: EM 522-2, Serra de S. Mamede, próximo ao cruzamento para o caminho de acesso direto à Ermida de S. Mamede (Reguengo)
Fonte do Açude
Fonte de água de nascente localizada no Açude, junto da Piscina Municipal do Açude. Situa-se na estrada que liga o Reguengo a Portalegre.
Localização: EN 246/2, Açude – Reguengo
Fonte dos Barreiros
A Fonte dos Barreiros destaca-se pelo seu painel em azulejo, no qual podemos contemplar a Igreja Paroquial de Reguengo.
Localização: Rua da Igreja, Reguengo
Fonte da Alagoinha
Fonte situada na Alagoinha. A sua construção remonta a 09 de outubro de 1988.
Localização: M521, Alagoinha – São Julião
Fonte da Alagoinha de Cima
Fonte com traça a lembrar os antigos tanques existentes junto de habitações.
Localização: M521, Alagoinha de Cima – São Julião
Fonte da Alberca
Fonte com tanque que era utilizado para lavar a roupa e cuja água que sobrava servia para regas.
Localização: Montinho – São Julião
Fonte da Casa Nova
Fonte de água de nascente, situada no sítio da Casa Nova.
Localização: Casa Nova – São Julião
Fonte da Courela
Fonte com um pequeno tanque situada no sítio da Courela. Foi construída em 11 de outubro de 1989.
Localização: Courela – São Julião
Fonte da Igreja
Fonte situada na Igreja com um pequeno tanque, no qual se podia lavar roupa. Foi construída em 05 de setembro de 1948.
Localização: M521 – Igreja – São Julião
Fonte da Quinta
Fonte situada no sítio da Quinta. Possui um pequeno tanque, no qual se podia lavar roupa. Foi construída em 22 de julho de 1999.
Localização: M1044 -1, Quinta – São Julião
Fonte da Rabaça
Fonte em granito localizada na Rabaça.
Localização: M1044, Rabaça – São Julião
Fonte do Barrocão
Fonte situada no sítio do Barrocão, no largo junto aos cafés aí existentes.
Localização: M521 – Barrocão – São Julião
Fonte do Fundo do Monte
Fonte com um pequeno tanque e lavadeira. Foi construída em 19 de agosto de 1993.
Localização: M521, Fundo do Monte, São Julião
Fonte do Moinho
Fonte situada no sítio do Moinho, destacando-se pelos seus bancos laterais.
Localização: Moinho – São Julião
Fonte do Montinho
Pequena fonte localizada na zona do Montinho.
Localização: Montinho – São Julião
Fonte do Montinho (Largo)
Fonte situada no Montinho, destacando-se o seu pequeno tanque, no qual se podia lavar roupa. Foi construída em 18 de outubro de 1994.
Localização: Montinho – São Julião
Fonte dos Odres
Pequena fonte localizada na zona dos Odres, à beira da EM522.
Localização: M522, Odres – São Julião
—-
Fonte do Capitão
Envolta em lendas misteriosas de mouras encantadas.
Localização: Caminho Municipal 1157 (Ribeira de Nisa)
Fonte dos Carvoeiros
Situada a meia encosta da Serra de São Paulo. Em torno desta fonte, onde brota água muito fresca, há um parque de merendas, sombreado por carvalhos.
Localização: Estrada Municipal 523 (Carreiras)
Fonte Branca
Situada na estrada medieval que ligava Portalegre a Castelo de Vide. Embora a origem possa ser anterior, deve datar dos séculos XIV ou XV. A meio desta estrada, tem a Fonte Branca, uma fonte de mergulho que deve ser da mesma época da calçada.
Localização: Início junto da Quinta do Prior (Carreiras)
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 meses | O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_icl_current_language | 1 hour | This cookie is stored by WPML WordPress plugin. The purpose of the cookie is to store the current language. |
qtrans_admin_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada por utilizador logado. |
qtrans_front_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada pelo utilizador. |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
wp-settings-1 | 12 meses | Usado para guardar configurações para utilizadores logados. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__utma | 12 meses | Usado para distinguir usuários e sessões. O cookie é criado quando a biblioteca JavaScript é executada e não há cookies __utma. É atualizado sempre que os dados são enviados ao Google Analytics. |
_ga | 12 meses | Usado para distinguir utilizadores pelo Google Analytics. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
DEVICE_INFO | 5 months 27 days | No description |
wp-wpml_current_language | 1 hour | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |