Exposição ”ARTLAB – Protocolo Experimental, Tapeçaria Contemporânea”
A mostra decorre de uma parceria entre várias entidades, nomeadamente a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, o Museu de Tapeçaria – Guy Fino e a Câmara Municipal de Portalegre, com o objetivo de desenvolver estratégias que permitam consolidar em Portalegre um polo de Tapeçaria Contemporânea, com impacto a nível nacional e internacional.
Os alunos representados nesta exposição fazem parte da unidade Curricular de Tapeçaria, na área de Estudos Tecnológicos, da licenciatura de Pintura, parte de uma instituição fundamental para o estudo e a divulgação das Artes em Portugal.
A Faculdade de Belas-Artes está também ligada à figura de Guy Fino, através de um dos seus professores mais marcantes, Rocha de Sousa, e em finais dos anos 50, os alunos das Belas-Artes executaram cartões para apresentar na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, contatando dessa forma com o «ponto português», criado por Manuel Carmo Peixeiro, que foi influenciado pela escola francesa de Gobelins, no séc. XVII.
Esta exposição está centrada no conceito de ARTLAB, que como refere Hugo Ferrão, docente da unidade curricular de Tapeçaria, das Belas-Artes, “coloca criticamente a problemática da prática artística num contexto laboratorial pós-globalização, em que é urgente desmontar o enclausuramento tecnológico e científico que está a mumificar a humanidade.
Os dois núcleos principais da exposição incidirão, respetivamente, sobre os limites expressivos da Modernidade, com obras de alunos e professores; e sobre o Corpo, e o seu envolvimento com tecidos.
Esta exposição e esta parceria, enriquecem grandemente o Museu de Tapeçaria – Guy Fino e, mais uma vez usando as palavras exemplares de Hugo Ferrão, ao receber esta mostra, um dos nossos mais emblemáticos museus irá transmutar-se “num espaço encantatório, porque torna concreto todas as projeções que emanam dos autores e das obras que agora se revelam”.