Inauguração da instalação “Imagining This Place [Imaginando este Lugar]”, da autoria da artista Pat Loucks
Foi inaugurada no dia 5 de agosto 2016, a instalação “Imagining This Place [Imaginando este Lugar]”, da autoria da artista Pat Loucks, na Galeria de Exposições Temporárias do Castelo de Portalegre.
A obra de Pat Loucks é uma criação muito pessoal, um olhar distinto sobre a natureza e sobre a natureza da criação, que como a artista refere, tem como objetivo “explorar, absorver, olhar, refletir”. As obras expostas nesta instalação “imaginam” muitos lugares por onde passeou, no nosso país, e especificamente, nas quatro peças de pano de pendurar na parede, o Alentejo, relembrando os “campos coloridos, um calor extremo, a seca do verão, e o vento constante”.
Nas peças de pano e também nos seus painéis inspirados no Azulejo tradicional português, perpassam rumores de flores, de brisas, de girassóis e de árvores majestosas, de campos de trigo e de seca abrasadora, um sol torturante e impiedoso, em tons de amarelo e castanho, preto e laranja.
São pedaços de memórias, suspensos aparentemente de forma frágil, por fios de coco invisíveis, que tal como os céus e como as planícies alentejanas, na realidade suportam forças indomáveis e a eternidade, graças à mestria da sua tecedeira.
A artista, natural da província da Nova Scotia, no Canadá, tem formação superior em Belas Artes e Têxteis, tendo igualmente recebido diversas bolas de criação de instituições conceituadas. Atualmente, está representada em coleções e museus no mundo inteiro, desde o seu país natal até Portugal e à França. Começou a realizar exposições individuais e coletivas no Canadá em 2000, e em Portugal, pais que visita há muitos anos, já realizou diversas exposições, incluindo na cidade de Portalegre, onde em 2013 apresentou a instalação “Skin Deep”, além de ter sido artista-em-residência em várias localidades alentejanas, como Évoramonte e Mértola.