Exposição de Fotografia “Instantes” de João Esteves Cutileiro
Inaugurou na passada sexta-feira dia 12 de agosto, na Galeria de Exposições Temporárias do Castelo de Portalegre, a exposição de fotografia “Instantes”, de João Esteves Cutileiro, que estará patente nesta galeria até ao dia 7 de Setembro de 2016.
O artista, que provêm de uma linhagem de grandes artistas, nasceu em Londres, em 1965. Reside na capital portuguesa desde os anos 80, tendo estudado Artes Gráficas e Fotografia.
Já realizou várias exposições individuais e colectivas no nosso país, além de colaborar regularmente com diversas revistas e instituições conceituadas, como a Assembleia da República.
As fotos patentes nesta exposição, instantes onde principalmente a alma de Lisboa transparece, são pedaços das vidas das pessoas nelas retratadas, quer seja à beira-mar, com a fúria dos elementos a “apequenar” um pescador, quer seja no que se observa no horizonte distante, o mar encapelado onde os nossos descobridores velejaram.
Os retratos a preto e branco, que ainda parecem repletos de cores e de sentimentos, embora discretos, mostram o dia-a-dia e “momentos” de labuta e intimidade, como nos belos instantes fotográficos que captam pessoas discretamente a ler, sentadas num banco, e numa delas, em primeiro plano uma árvore majestosa, eterna.
É uma Lisboa captada na sua imensa majestade, das realizações e feitos humanos, pontes e monumentos, uma sublime representação do nosso país, em contraponto com o individual, com o humano e o íntimo, que dá a estas fotos a força de algo que transcende a mera película, que nos faz parar por instantes, e sentir a beleza do dia a passar.