Recolha de resíduos no Município de Portalegre
A Câmara Municipal de Portalegre manifesta a sua grande apreensão e profundo desagrado face à contínua degradação do serviço prestado pela empresa VALNOR; nomeadamente no que diz respeito a diversas deficiências, já identificadas e anteriormente reportadas a diversas entidades, relacionadas com a situação da recolha de resíduos no município de Portalegre.
Referimo-nos concretamente aos seguintes pontos:
» Demora no despejo dos ecopontos existentes na cidade e freguesias, havendo casos frequentes de contentores cheios durante 4 e 5 dias, fazendo com que os cidadãos comecem a efectuar o depósito de resíduos no exterior (no chão e em volta dos mesmos), criando problemas de arrastamento de lixo para as imediações;
» Demora no despejo das cubas existentes nas freguesias, havendo casos em que a demora se verifica por várias semanas após o pedido de recolha. Na prática, e como os resíduos continuam a ser depositados junto às cubas (entretanto cheias e a transbordar), quando se procede ao carregamento das mesmas, grande parte dos resíduos excedentes acaba por ficar no próprio local, espalhado na via pública;
» Indisponibilidade frequente de cubas vazias no Ecocentro de Portalegre, para despejo de “monos” e de resíduos de jardinagem, originando grandes constrangimentos aos serviços do município, uma vez que obriga a constantes paragens das viaturas (carregadas) nas Oficinas Municipais, por impossibilidade da sua descarga;
» Impossibilidade frequente de descarga por parte das viaturas de recolha de RSU (resíduos sólidos urbanos), devido à inexistência de cubas disponíveis, fazendo com que as equipas permaneçam no local por longos períodos, a aguardar por disponibilidade, e causando em consequência graves transtornos ao serviço nocturno de recolha de RSU. Em muitos casos torna-se mesmo impossível terminar os circuitos de recolha pré-definidos, com todas as desagradáveis e graves consequências que daí podem advir;
» A forma pouco cuidadosa como são despejados os ecopontos na viatura que faz a recolha, situação que tem provocado queixas bastante frequentes por parte dos munícipes, devido à quantidade de resíduos (vidros, papéis e plásticos) que ficam caídos na via pública e que, nomeadamente por acção do vento, acabam por se espalhar nas imediações.
A Câmara Municipal de Portalegre pretende, como lhe compete e é sua obrigação, continuar a prestar, a todos os Munícipes, sejam eles da cidade ou das freguesias rurais, o melhor serviço na área da recolha de resíduos. No entanto, não pode deixar de reiterar a sua estranhez e o seu total desagrado, face à incapacidade de resposta da empresa VALNOR, supostamente parceira do Município nesta área, e que, até há algum tempo atrás (o que actualmente não sucede!), cumpria cabalmente as competências a que se encontrava vinculada.