Inauguração da Exposição de Fotografia e Escultura “Rostos Desconhecidos de Cristo” – Coleção da Casa-Museu José Régio
Realizou-se no dia 8 de janeiro 2017, na Galeria de S. Sebastião a inauguração da exposição de fotografia “Rostos Desconhecidos de Cristo” – Coleção Casa Museu José Régio, da autoria de Aldarich Malzbender.
Os Cristos de José Régio são peças de arte popular sacra, quase todas em madeira e concebidas por artistas desconhecidos. A sua origem é difícil de identificar, uma vez que não estão documentadas.
A maior parte dos Cristos da Exposição não está exposta nas salas da Casa-Museu José Régio, encontram-se numa sala de reserva do Museu e todos eles foram recolhidos pelo poeta José Régio na região de Portalegre.
As fotografias de Aldarich Malzbender foram feitas com máquinas fotográficas analógicas e reveladas pelo próprio fotógrafo numa câmara escura, através de uma técnica de relevação de fotografia tradicional, “Liht Priting”, sem qualquer intervenção digital. Essa técnica permite dar, precisamente a alguns rostos de Cristos, em parte irreconhecíveis, maior expressão.
A exposição inclui também esculturas dos Cristos de João Aires Garcia, feitas em granito que não pretendem ser cópias dos Cristos da Casa-Museu José Régio, têm apenas o fim de acompanhar, enriquecer ou ampliar as fotografias de Aldarich Malzbender, uma vez que revelam o mesmo tema.
Ainda durante a inauguração o Grupo de Cante Alentejano “Os Lagóias” ofereceu a todos os presentes um momento musical.
Esta exposição é dedicada a todos os artistas do povo que conceberam estes Cristos dos quais não se conhece um único nome.