O abandono de animais ainda é uma realidade
Na passada semana, o Canil e Gatil Municipal de Portalegre teve mais um caso de abandono. Uma ninhada de 5 cachorros foi abandonada, à sua sorte numa noite de inverno, na localidade de Fortios, Portalegre.
Segundo o Médico Veterinário Municipal de Portalegre, Pedro Alegria “A principal causa de abandono são as ninhadas não programadas. Os proprietários dos animais são responsáveis pelo controlo da reprodução dos mesmos, mas muitos não fazem absolutamente nada para impedir que se reproduzam. Nos tempos que correm, é revoltante saber que alguém tem uma cadela em casa, deixa-a ter uma ninhada, alimentar as crias durante 2 meses e depois abandona-as. Enquanto houver pessoas assim, nunca iremos acabar com o flagelo dos animais abandonados…”
Felizmente todos os cachorros foram adotados em tempo record, depois de um apelo no facebook do Canil e Gatil Municipal de Portalegre. Pessoas de norte a sul do país e fora do país ficaram solidárias com a situação, o que levou a perto de 3000 partilhas, 65mil visualizações do vídeo publicado e cerca de 200mil pessoas alcançadas.
No Canil e Gatil Municipal de Portalegre estão também outros animais, entre cães e gatos para adotar e que precisam de um novo lar.
A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira frisa “apelo à responsabilidade de todas as pessoas que têm animais, sensibilizando-as para a existência de instituições e entidades que podem ajudar a encontrar soluções, sendo que o abandono é um ato de crueldade injustificável. Apelo a todas as pessoas para que se informem, junto das instituições, nomeadamente da Câmara Municipal de Portalegre sobre as alternativas e soluções”.