Comunicado à população sobre a recolha de resíduos sólidos urbanos
A Câmara Municipal de Portalegre, preocupada em relação a alguns problemas na recolha de lixo, sobretudo na zona histórica da cidade e consciente da importância que este serviço tem na qualidade de vida da população e visitantes, considera importante prestar o seguinte esclarecimento.
A recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) é normalmente efetuada por quatro equipas de três elementos cada (um motorista e dois operacionais) que, com recurso a quatro viaturas pesadas, efetuam o despejo dos 1308 contentores distribuídos pelo Concelho. Cada equipa tem atribuídos circuitos pré-definidos de segunda-feira a sábado, sendo o início normal do trabalho às 04h00.
Os serviços municipais dispõem de quatro viaturas pesadas de recolha de RSU, uma viatura pesada de lavagem de contentores (partilhada entre Portalegre, Marvão e Castelo de Vide). Dois aspiradores Glutton, 1 máquina varredoura, duas roçadoras e dois sopradores.
Diariamente, são recolhidas, por cada equipa, no concelho, uma média de 6,5 toneladas de lixo, perfazendo um total de 26 toneladas diárias, cerca de 8200 toneladas anuais.
EQUIPAMENTO
Há cerca de três meses, uma das viaturas, com cerca de 20 anos, sofreu uma avaria cujo valor de reparação se considerou incomportável tendo em conta o valor e estado do veículo, pelo que se desenvolveu um procedimento com vista à aquisição de uma viatura seminova. Espera-se que se proceda à sua entrega nas próximas semanas.
Há cerca de um mês outra das viaturas necessitou de reparação profunda, obrigando à sua paragem imediata. Este orçamento importa em cerca de 15 000 euros. Encontra-se atualmente em Lisboa numa empresa da especialidade, em reparação. Esta viatura, é a única que, pelas suas características dimensionais, circula com facilidade no centro histórico.
Com a avaria dos dois veículos, surgiu a necessidade de desfasar o horário da recolha para que seja possível efetuar os dois circuitos com apenas uma viatura, motivo pelo qual a recolha nos últimos tempos tem sido efetuada, em alguns locais, mais cedo do que é habitual. Foi igualmente solicitada uma viatura mais pequena ao Município de Arronches para que fosse possível efetuar a recolha no centro histórico e em zonas de acesso condicionado.
RECURSOS HUMANOS
Na passada semana, dois dos motoristas apresentaram baixas incapacitantes permanentes. Outro dos motoristas sofreu uma lesão que o deixará incapacitado para este serviço durante as próximas semanas ou meses.
Com esta diminuição de recursos, viu-se o serviço momentaneamente reduzido e incapacitado para responder, de imediato, a essas faltas tendo-se, em último recurso, conseguido o destacamento de dois motoristas de pesados cedidos temporariamente pelos SMAT.
PROBLEMAS URGENTES IDENTIFICADOS
A maioria das falhas existentes e alvo de críticas nas redes sociais verificaram-se no centro histórico, sobretudo no passado fim-de-semana. Durante este período, existiu uma anormal deposição de lixo nos contentores, sendo que muito dos resíduos em causa não correspondiam a Lixo Doméstico mas sim restos volumosos de despejos (móveis, eletrodomésticos, caixas, etc.) que, para além de ocuparem muito volume, obstruíram as entradas dos contentores enterrados, levando à ideia de os mesmos estarem cheios e originando deposições em seu redor. Foram identificados, pelo menos, dois contentores que estavam a metade da sua capacidade, mas com a entrada obstruída com lixo não-doméstico.
Qualquer das viaturas disponíveis possui maior dimensão e, consequentemente, menor capacidade de manobra do que a viatura que normalmente efetua a recolha no centro histórico. Além disso, a existência de viaturas indevidamente estacionadas durante a noite impede a recolha de um ou mais contentores e atrasa significativamente o serviço.
A falha imediata de motoristas e a reposição de novos elementos criou muitos constrangimentos, ao serviço. Para agravar os novos motoristas não possuem experiência nas funções nem conhecimento exato dos circuitos de recolha, havendo necessidade de serem acompanhados, nos primeiros tempos, situação que também origina atrasos e algumas falhas pontuais.
Após o período crítico do fim-de-semana, em que não existiu recolha na madrugada de domingo, durante a madrugada de segunda e terça-feira foi gradualmente reposta a normalidade. Na madrugada de quarta-feira os circuitos já foram realizados de forma completamente normal.
Refere-se ainda que, no decorrer do dia de quarta-feira, se irá proceder à lavagem das tampas e cilindros de inox de forma a atenuar os efeitos provocados pela acumulação de lixo que se verificou em seu redor nos últimos dias.