Festival Transfronteiriço (IM)Previstos Culturais com programação memorável para os dois últimos espetáculos
No âmbito do programa cultural, promovido pela Câmara Municipal de Portalegre, vão realizar-se os dois últimos espetáculos de (IM)Previstos Culturais, nos dias 15 e 16 de setembro.
Recordar que os (IM)Previstos Culturais decorreram ao longo dos meses de verão e tiveram por objetivo dar nova vida a alguns dos espaços patrimoniais de Portalegre, evidenciando a riqueza histórica e cultural do concelho. A participação das instituições culturais revelou-se a grande mais-valia deste projeto, comprovada também pela adesão do público em todas as iniciativas.
Dia 15, pelas 21h00, o público poderá assistir ao “Adro das Cantigas”, a música aliada ao teatro e ao cinema, na Igreja de S. Cristóvão de estilo barroco, popular/vernáculo. Foi pintada de amarelo e branco e erguida num dos pontos mais altos da cidade de Portalegre, em fronteira à torre da atalaia, no séc. XVIII.
Dia 16, o “Baile dos Candeeiros” está marcado para as 21h00, nos Paços do Concelho, e terá como cenário de fundo o Antigo Colégio de Jesuítas com arquitetura educativa, estilo chão, maneirista, barroca, eclética. Mais tarde o edifício da Real Fábrica de Lanifícios foi adossado à direita da igreja, respeitando a volumetria do antigo espaço colegial. Já no séc. XXI, sofre uma nova intervenção e ganha nova funcionalidade, criaram-se gabinetes e um Centro de Congressos, onde funciona atualmente a Câmara Municipal de Portalegre, cujo projeto recebeu o Prémio Nacional de Arquitetura “Alexandre Herculano”, atribuído em 18 de novembro de 2006, na categoria “Intervenção de Edifícios”, com o projeto de “Recuperação do Colégio e Igreja de S. Sebastião e Real Fábrica de Lanifícios”, da autoria dos arquitetos Fernando Sequeira Mendes e Jorge Catarino Tavares.