Câmara Municipal de Portalegre assinala o mês mundial dos direitos do consumidor
No mês em que, em todo o mundo, se assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a Câmara de Portalegre promoveu, no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre, no dia 2 de março, um workshop dedicado à análise das questões relacionadas com os consumidores na atualidade e as respostas a dar para evitar ou resolver problemas de consumo.
Na sessão de abertura a Presidente da Câmara, Adelaide Teixeira, congratulou-se com a longevidade que o gabinete de atendimento ao consumidor tem no Município de Portalegre, sendo uma prova da atenção que a Câmara presta a esta problemática e às novas realidades resultantes de hábitos de consumo atuais em áreas como o crédito ao consumo e o sobreendividamento.
O Vereador com o Pelouro da Defesa do Consumidor, Luís Pargana saudou as entidades parceiras do Município, nomeadamente a DECO, com a quem a Câmara mantém um protocolo de colaboração desde 2003, mas também as novas parcerias estabelecidas com o Núcleo distrital da Rede Europeia Anti-Pobreza e o CLDS-3G de Portalegre representadas respetivamente por Luísa Panaças e Florbela Martinho.
Luís Pargana assinalou os 15 anos da colaboração entre o Município e a DECO, na implementação de uma estratégia municipal de defesa do consumidor em que o atendimento jurídico aos consumidores do concelho de Portalegre era uma vertente associada à sensibilização para os seus direitos do consumidor, através de conferências ou workshops cuja realização agora se retoma e se continuará a promover no presente mandato autárquico.
Anunciou de seguida que qualquer munícipe tem acesso a aconselhamento jurídico, que presentemente se realiza no Museu Municipal de Portalegre, na primeira sexta-feira de cada mês, mediante marcação prévia através do telefone 245 307 520.
O workshop prosseguiu com uma primeira parte dedicada ao “Consumidor na atualidade, que respostas dar”, em que participaram técnicos de ação social, dirigentes de associações e representantes de autarquias e, no período da tarde abordou-se “O essencial sobre economia pessoal” dirigido ao público em geral.
No decorrer dos trabalhos, a representante da Delegação da DECO Alentejo, Helena Guerra, sublinhou a importância da ação dos municípios e da conjugação de esforços entre as diversas entidades, para dotar os consumidores de competências para fazer face a conflitos de consumo, tão frequentes na sociedade atual.