Museu Municipal acolheu a conferência “As Mulheres e a Economia do Cuidado”


O Museu Municipal de Portalegre acolheu a conferência “As Mulheres e a Economia do Cuidado “, no dia 8 de março, pelas 18h00.
Usaram da palavra a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, a diretora do Museu Municipal de Portalegre, Sónia Alves e Ana Sofia Fernandes, membro do Conselho de Administração do Lobby Europeu das Mulheres, a maior plataforma de ONG’s de mulheres na União Europeia e Secretária-Geral da sua coordenação nacional, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.
Neste dia 8 de março foi realçada a importância da mulher na sociedade e o seu papel na economia, mas também foram abordadas as desigualdades de género a nível nacional e mundial.
Foram pronunciadas as mulheres cuidadoras como pilar fundamental para a sociedade. Estas cuidam de pessoas com algumas dependências, das crianças ou idosos e não são valorizadas, económica e socialmente, embora contribuam para ambas.
“Com o envelhecimento da população o trabalho do cuidado vai aumentar e é urgente olhar para quem faz este trabalho” refere Ana Sofia Fernandes que realça ainda que a desigualdade de género também esta associada à desigualdade no mercado de trabalho. O modelo económico prevalecente foi feito à imagem do género masculino, é um modelo racional e tem consequências a todos os níveis, não passando pela economia do cuidado. Para Ana Sofia Fernandes a solução passa também pela educação desde as idades mais precoces fomentando a coeducação para a igualdade.
Até 2030 as Nações Unidas estabeleceram a meta para acabarem com a desigualdade entre mulheres e homens proferiu a conferencista que fez ainda referencia à mulher como agente de mudança.
Foi ainda entregue à presidente da Câmara Municipal de Portalegre, o livro “Cuidar o Futuro” que em breve estará disponível aos leitores, na Biblioteca Municipal de Portalegre.
Neste âmbito e até 31 de março pode também ser visitada no Museu Municipal de Portalegre a exposição fotográfica da autoria de Joshua Benoliel, onde se destaca a crescente importância social do papel da mulher em inícios do séc. XX.
Uma organização da Câmara Municipal de Portalegre em parceria com a Grande Loja Feminina de Portugal no âmbito do seu 20º aniversário.