Portalegre JazzFest está de volta
Foi hoje, dia 16 de março 2018, apresentado em conferência de imprensa, aquele que um dos ícones da agenda cultural regional, nacional e internacional, o Portalegre JazzFest que se vai realizar de 26 a 28 de abril no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.
Usaram da palavra a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, o vereador da Câmara Municipal de Castelo de Vide, João Palmeiro, o chefe de Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Portalegre, Pedro Barbas e o diretor artístico do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, Joaquim Ribeiro.
A15ª Edição do Festival regressa ao formato de um fim de semana único: de 5ª feira a sábado, seis concertos de grupos muito diferentes, dos Estados Unidos à Noruega, terminando numa fusão de sons e instrumentos muito portuguesa.
No primeiro dia e noite de abertura do JazzFest Portalegre recebe os noruegueses “Angles 3”.
A Noruega é hoje em dia um dos países de vanguarda do jazz mais inovadore este trio não é exceção. Vão beber tanto ao folclore dos países gelados como ao quente África, ao mesmo tempo que o contrabaixo de Ingebrigt Haker-Flaten e os instrumentos de percussão de Kjell Nordeson empurram Martin Küchen a fazer os mais estonteantes solos de saxofone que podemos imaginar.
Na noite de 6ª feira, em data única na Península Ibérica, o Grande Auditório do CAE recebe o guitarrista americano Bill Frisell e o contrabaixista Thomas Morgan, com o projeto Small Town, a partir de um concerto dado originalmente no conhecido Village Vanguard, em Nova Iorque. Esta noite especial, com dois artistas de renome, contém várias homenagens a amigos e inspirações dos dois músicos, como por exemplo a conhecida Carter Family, e termina com o tema “Goldfinger”, do filme de James Bond.
No último dia, apresentamos conjugação de dois projetos portugueses, num regresso ao CAE: o Ricardo Toscano Quarteto, cuja linguagem adotada é a do bebop e do pós-bop, com claras influências de Charlie Parker e um repertório de originais e composições históricas que vai até Ornette Coleman; e o sexteto Slow is Possible, praticantes de um jazz que revela influências eruditas, como não podia deixar de ser, mas também do rock e das músicas exploratórias, dando um relevo à melodia e ao ritmo que o torna particularmente acessível.
Na noite de 6ª feira e sábado, no espaço mais tradicionalmente jazzístico do café-concerto, entre conversas e libações, atuarão os portugueses The Rite of Trio, formado por André Silva, Filipe Louro e Pedro Melo Alves, um trio que navega entre diversos estilos musicais, como o hard bop, o free, o rock, o metal e o prog, com o objetivo de «tocar música sem regras, sem ambições e sem expectativas». Todas as noites, a concluir a “ementa” musical, o café-concerto do CAE também receberá o projeto BirdZzie, numa viagem entre o jazz, o jazz-hop e o electro-jazz.
Mantendo uma tradição de há décadas, o foyer do CAE receberá a Feira do Disco e do Livro, com organização da editora Clean Feed, que traz a Portalegre a maioria do seu catálogo, um dos mais conceituados a nível internacional.
Para alimentar o palato, teremos também as já habituais provas de vinhos e produtos regionais, uma forma de mostrar o que de bom e de delicioso se faz na nossa região.
Este ano haverá também uma extensão do Festival em Castelo de Vide, com a atuação do grupo “Angles 3”, no dia 27 de abril, pelas 18h.
26 ABR. QUI. 21.30H
Angles 3
(Martin Kuchen/Ingebrigt Haker Flaten/Kjell Nordeson)
15º Portalegre JazzFest
Jazz | GA | 5€, Passe festival 20€ | M/4 anos
Martin Küchen: Saxofones
Ingebrigt Haker-Flaten: Contrabaixo
Kjell Nordeson: Bateria e Percussão
Depois dos vários formatos Angles (de 6 a 10), teremos entre nós, pela primeiríssima vez no continente europeu depois da gravação de “Parede”, a nova variante do projeto que o saxofonista sueco iniciou recentemente com uma digressão pelos Estados Unidos, intitulada Angles 3.
A combinação dos superlativos talentos dos três músicos é explosiva, servindo da melhor maneira os conceitos composicionais de Küchen, que vão tanto beber ao folclore dos países gelados lá de cima como à quente África, ao mesmo tempo empurrando o líder a fazer os mais estonteantes solos de saxofone que podemos imaginar. E olhem que este Martin Küchen é um dos melhores sopradores que pelo jazz circulam nestes dias. Mais uma vez, vai acontecer algo de extraordinário em Portalegre, uma embaixada do melhor jazz que se faz hoje na Europa. Não vão perder a oportunidade, pois não?
27 ABR. SEX. 18H
Angles 3
(Martin Kuchen/Ingebrigt Haker Flaten/Kjell Nordeson)
15º Portalegre JazzFest
Castelo de Vide – Local a definir
27 ABR. SEX. 21.30H
Bill Frisell & Thomas Morgan – Small Town
15º Portalegre JazzFest
Jazz | GA | 10€, Passe festival 20€ | M/4 anos
Bill Frisell: Guitarra
Thomas Morgan: Contrabaixo
“Small Town” apresenta o guitarrista Bill Frisell e o contrabaixista Thomas Morgan num programa de duetos, captado originalmente ao vivo no conhecido Village Vanguard, em Nova Iorque.
Frisell teve o seu início como líder na editor ECM em 1983, com o igualmente intimista disco “In Line”, que o estabeleceu como um dos mais distintivos guitarristas modernos, com uma sonoridade muito própria.
Thomas Morgan tem sido o contrabaixista de escolha para variados artistas da ECM, como Tomasz Stanko, Jakob Bro, David Virelles, Giovanni Guidi e Masabumi Kikuchi.
“Small Town” contém várias homenagens a amigos e inspirações dos dois músicos, como por exemplo a conhecida Carter Family, e termina com o tema “Goldfinger”, banda sonora do filme de James Bond, com “a atmosfera dessa música levando-me de volta ao início dos anos 60, quando comecei a ficar entusiasmado por tocar guitarra. A música em si é muito cool, com coisas extraordinárias a acontecer na melodia e na harmonia, quase de forma subliminal”, recorda Frisell.
28 ABR. SÁB. 21.30H
Ricardo Toscano Quarteto + Slow is Possible
15º Portalegre JazzFest
Jazz | GA | 10€, Passe festival 20€ | M/4 anos
Ricardo Toscano: Saxofone Alto
João Pedro Coelho: Piano
Romeu Tristão: Contrabaixo
João Pereira: Bateria
O jazz praticado pelo Ricardo Toscano Quarteto é um “mainstream”, sem preocupações de inovação e muito menos de experimentação, mas são tais a frescura, a energia, a entrega e a personalidade própria dados aos temas, “standards” incluídos, que o Ricardo Toscano Quarteto conquistou a unanimidade do aplauso. Já não é só de bom jazz que se trata, mas de brilhantismo.
A linguagem adoptada é a do bebop e do pós-bop, com claras influências de Charlie Parker e um repertório de originais e composições históricas que vai até Ornette Coleman. Na moldura destas, e suportado por uma secção rítmica em combustão permanente, o alto de Toscano voa com a desenvoltura e a agilidade de uma águia.
André Pontífice: Violoncelo
Bruno Figueira: Saxofone
Duarte Fonseca: Bateria
João Clemente: Guitarra
Nuno Santos Dias: Piano
Ricardo Sousa: Contrabaixo
São a nova grande surpresa do jazz, num país que as tem tido algumas nos últimos anos. No caso dos Slow is Possible, por maior força de razão: os seis jovens músicos que o constituem não cresceram nos meios do jazz: a sua formação é clássica.
O jazz que praticam revela influências eruditas, como não podia deixar de ser, mas também do rock e das músicas exploratórias, dando um relevo à melodia e ao ritmo que o torna particularmente acessível. O trabalho harmónico desenvolvido pelo grupo pode ser complexo, como estranhas serão a um ouvido não treinado algumas situações sonoras que explora, mas os seus temas entram facilmente no ouvido e ficam lá.
Slow is Possible é a música de câmara que toca quem ouviu Charles Mingus, John Coltrane, Mr. Bungle e Keiji Haino e resulta tão bom quanto o melhor que se poderia desejar.
27 e 28 ABR. SEX. e SÁB 23.30H
The Rite Of Trio
15º Portalegre JazzFest
Jazz | CC| 3€, Passe festival 20€ | M/4 anos
André Silva: Guitarra
Filipe Louro: Contrabaixo
Pedro Melo Alves: Bateria
O que ouvimos nos The Rite of Trio envolve tendências do jazz, como o hard bop e o free e do rock, como o metal e o prog, mas tal não acontece por esquematismo fusionista e sim por desprezo pela autoridade (leia-se: a autoridade do jazz e a autoridade do rock).
Nada mau, para músicos que fizeram do jazz e do rock as suas vidas – por exemplo, Louro faz parte de pelo menos duas formações de primeira linha da cena jazz do Porto, O Grilo e a Longifolia e o Eduardo Cardinho Quinteto, e ele e Pedro integram dois conhecidos grupos de rock, Salto e Catacumba. Com esta outra banda, vêm dizer que não aceitam as proibições e os tabus que lhes chegam de ambos os lados, que não se conformam, que têm necessidade, como já anunciaram, de «tocar música sem regras, sem ambições e sem expectativas».