Portalegre inaugura Gabinete Invest Portalegre e Espaço Empresa
Foi no dia 16 de abril, inaugurado pela Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e pela Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, com a presença do Presidente do IAPMEI, Jorge Marques dos Santos, o Gabinete Invest Portalegre que integra o Espaço Empresa, nas instalações do Município.
Este Gabinete configura-se como mais um serviço do Município dedicado exclusivamente à captação e acompanhamento de investimentos no concelho, para apoiar os empresários e facilitar a sua interação com outros agentes económicos regionais e nacionais, estimulando a instalação e crescimento de novas empresas. O local onde é possível tratar de todo os processos relacionados com a criação e instalação de um novo negócio, tornando mais próxima e eficiente a relação com o investidor.
Integrado no Gabinete Invest Portalegre, está também o Espaço Empresa, um balcão único de atendimento, destinado aos empresários que desejem realizar serviços e/ou obter informações inerentes ao exercício de uma atividade económica e ao ciclo de vida da sua empresa. Baseia-se num modelo de atendimento multicanal (presencial, digital assistido e telefónico), que resulta de uma parceria estabelecida entre várias entidades da Administração Pública Central (AMA, IAPMEI e AICEP), tendo em vista melhorar a qualidade e a rapidez de resposta aos empresários.
“Este gabinete é a concretização de um sonho da Câmara Municipal. Temos feito muito trabalho de proximidade com os empresários, nos últimos anos captámos investimento na ordem dos 60 M€. A partir de hoje este serviço tem um rosto e os empresários têm um interlocutor a quem se podem dirigir
Consciente da necessidade de atrair investimento para o concelho, fundamental à criação de emprego e à fixação de pessoas no concelho, a Câmara Municipal de Portalegre está a promover políticas ativas de crescimento, de emprego e de apoio às empresas.
Só através da atração de investidores e do apoio ao investimento privado é possível criar novas oportunidades para o concelho, assentes na igualdade, na coesão territorial e no desenvolvimento integrado e sustentável do concelho e da região, por isso o Município está a integrar parcerias institucionais de cooperação que lhe permitam dar respostas diferenciadas, adequadas às necessidades de quem recorre aos serviços municipais.