Começou a 2ª fase da intervenção de conservação do Plátano do Rossio
Começou hoje, 12 de junho, e vai prolongar-se por dois ou três dias a 2ª fase da intervenção de conservação do Plátano do Rossio, a cargo do Serviço de Arboricultura da Fundação de Serralves.
Esta operação consiste na renovação e manutenção das 20 escoras e substituição das coroas de suporte às ramadas principais do Plátano, tendo em vista a garantia a conservação deste monumento vivo e patrimonial de Portalegre e reduzindo o risco de rutura.
Por questões de segurança, e dada a proximidade com vias de circulação, poderá haver alguns condicionamentos ao trânsito e estacionamento na envolvente, pelo que a Câmara Municipal de Portalegre apresenta o seu pedido de desculpa pelos eventuais incómodos que a situação possa causar.
A intervenção para preservação do Plátano do Rossio começou no início de maio, com a implementação de medidas cautelares propostas na avaliação fitossanitária realizada, pelo Instituto Superior de Agronomia, em janeiro deste ano. Para mais tarde está prevista uma intervenção na área envolvente à caldeira/banco do Plátano, que contempla as suas diferentes componentes, procurando harmonizar uma solução urbanística adequada a esta zona central da cidade de Portalegre e, sobretudo, que ajude a preservar o Plátano, respeitando o seu estatuto de monumento vivo de Portalegre.