Alma Alentejana, de Graça Foles Amiguinho
No dia 22 de agosto, pelas 16h00, Graça Foles Amiguinho apresentou o seu livro de poesia “Alma Alentejana”, no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, na presença de uma amiga de longa data, Estrela Afonso e do Vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre, João Cardoso.
A sessão contou com um momento de declamação de poesia e terminou com um momento musical em que foram interpretados oito dos poemas que integram esta publicação pela voz de Berta Miranda, acompanhada à guitarra portuguesa por Nuno Cirilo e à viola por Miguel Monteiro.
Natural de Santa Eulália – Elvas, e tendo nascido no seio de uma família de trabalhadores do campo, Graça Foles Amiguinho tirou o Curso do Magistério Primário com nota máxima, dedicando-se ao ensino com “muito zelo e carinho” durante 32 anos.
Esta sua ligação a Portalegre levou-a a dedicar um poema à cidade onde estudou e a querer partilhar o seu trabalho e recordações da terra, apelando às pessoas que amam a cultura e queiram preservar as tradições para se fazerem presentes na apresentação desta publicação que compila “setenta poemas ilustrados, nos quais canto a nossa terra, a nossa gente, o passado e o presente”.