Câmara Municipal de Portalegre repara semáforos do concelho
A Câmara Municipal de Portalegre está a proceder à reparação dos semáforos do concelho de Portalegre, alguns dos quais desligados há muitos anos e que são importantes para assegurar a segurança rodoviária e ordenar o trânsito.
Para além da reparação serão ainda instalados novos equipamentos em sítios críticos, como é o caso da Rua D. Rodrigo da Cunha (junto à Escola do 1º Ciclo e Igreja dos Assentos) por ser uma via de acesso a este Bairro Residencial e com grande fluxo pedonal, nomeadamente de crianças que se deslocam para a escola. Estes semáforos de controlo de velocidade serão ligados e entrarão em funcionamento no dia 14 de setembro de 2018, garantindo a segurança de peões e em especial das crianças que se deslocam para a escola no primeiro dia do novo ano letivo.
A medida de reparação de semáforos estende-se às Freguesias Rurais onde vão ser vão ser igualmente reparados os semáforos situados no acesso a Monte Carvalho, quer pelo lado de Reguengo quer por Portalegre. Igualmente serão reparados os semáforos de controlo de velocidade em Carreiras e em Vale de Cavalos voltarão a entrar em funcionamento os semáforos tanto do lado de Arronches, como de Alegrete. Em funcionamento estão já os semáforos em Urra junto à Escola do 1º Ciclo, garantindo a segurança na abertura do ano letivo.
É de referir também que está em estudo a abertura dos semáforos localizados no cruzamento da Avenida Movimento das Forças Armadas, Avenida Frei Amador Arrais, Avenida da Liberdade (lado oriental) e Avenida de Santo António, na cidade de Portalegre, desligados há cerca de 8 anos e que permitirão ordenar o tráfego neste cruzamento de quatro Avenidas, garantindo segurança na circulação tanto automóvel como pedonal. Este é um ponto crítico na circulação automóvel da cidade de Portalegre com registo frequente de incidentes, felizmente sem grande gravidade até agora. A reativação pressupõe a ativação de sensores de movimento que facilitarão o fluxo do tráfego automóvel naquela zona da cidade.
O ensaio desta medida está prevista para quinta-feira, dia 20 de setembro, pedindo-se, desde já, a compreensão dos automobilistas para eventuais perturbações que possam surgir neste período experimental.
Posteriormente serão retirados os semáforos localizados no entroncamento da Avenida Pio XII com a Avenida das Forças Armadas, uma vez que a obrigatoriedade de virar à direita para quem desce a Avenida Pio XII retira a justificação da sua necessidade.