Câmara Municipal de Portalegre avança com obras de reparação no Convento de Santo Agostinho
A Câmara Municipal de Portalegre vai avançar com obras de reparação no Convento de Santo Agostinho, em particular na nave da Igreja do Convento, assinando assim, o auto de consignação, dia 29 de março, com a empresa LOVIMEC – Renovação Urbana e Construções Unipessoal, Lda.
Como proprietária deste secular edifício, a Câmara Municipal de Portalegre, vai assim investir na necessária manutenção e substituição de uma cobertura, e em zonas muito pontuais e da sua estrutura interna alguns melhoramentos, não sendo necessária qualquer intervenção nos volumes e tipologias de uso, nem à sua arquitetura. Vai ainda realizar uma pintura geral das fachadas, com ligeiros reparos e preparação da superfície.
Na globalidade, o Convento de Santo Agostinho encontra-se em bom estado, uma vez que a Guarda Nacional Republicana e oportunamente a Câmara Municipal de Portalegre, têm realizado trabalhos pontuais de manutenção.
Esta intervenção, no valor de € 83 840,00 + IVA, tem um prazo de execução de 120 dias.
Fundado e aparentemente construído pela Ordem dos eremitas descalços de S. Agostinho (ou os Agostinhos), em 1683 (sob invocação de S. Maria). Nele funcionaram várias repartições públicas na sequência da extinção de várias ordens Religiosas (repartição de finanças, Conservatória, administração do concelho, estação telegráfica, o tribunal e até cadeia, cadeia essa que ainda existe nas instalações).
Em 1884 já o edifício era da posse da Câmara Municipal, que o cedeu para aquartelar parte do Regimento 22.
Posteriormente, em 1911 e na sequência da implantação da Republica de 1910, o exercito sai do convento cedendo o espaço à recentemente criada Guarda Nacional Republicana, onde se mantem até hoje como o Comando Territorial do Distrito de Portalegre da GNR.