José Régio e as Tapeçarias de Portalegre
“José Régio e as Tapeçarias de Portalegre”
Uma viagem pelas origens das Tapeçarias de Portalegre
A Casa- Museu José Régio acolheu, no dia 17 de setembro, data de nascimento de José Maria dos Reis Pereira (José Régio), uma conferência com a participação de Vera Fino, filha de Guy Fino e diretora da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, Isabel Homem Ferreira, neta de Manuel do Carmo Peixeiro e Fernanda Fortunato que desde 1957 dedica a sua vida e integra a equipa da Manufatura de Tapeçaria de Portalegre. A mediação esteve ao cuidado de Paula Fernandes responsável pelo Museu de Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino.
Falou-se da relação de José Régio quer com a família Guy Fino, quer da correspondência com Manuel do Carmo Peixeiro, bem como os seus desenhos e estudos realizados para tapeçarias.
Recordaram-se também, memórias de convívio e luta, salientando o papel das tecedeiras a cujo zelo se deve muito da evolução desta arte. Unânime foi a necessidade de defender e promover um património raro, a nível local, nacional e internacional.
A abertura e encerramento estiveram a cargo da presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira e da Comissária para as Evocações do 50º da Morte de José Régio, por Portalegre, Maria José D’ Ascensão.
Foram mostradas sobre a época, fotografias e objetos de coleções particulares e ainda, nesta conferência, foi possível assistir a um momento de dança sobre o “Fado Português”, pela Escola Silvina Candeias.
Este evento marcou o retomar da Evocação do Cinquentenário da Morte de José Régio, em estreita colaboração com as Câmaras de Coimbra e Vila do Conde. Fazem ainda parte da organização a República Portuguesa, a Direção Geral da Cultura do Alentejo, do Centro e do Norte, em parceria com o Politécnico de Portalegre e o Centro de Estudos Regianos.