Dia Mundial Contra o Cancro assinalado em Portalegre
Dia Mundial Contra o Cancro assinalado em Portalegre
Realizou-se ontem, dia 4 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Portalegre, a conferência “O Cancro Hoje”, no âmbito Dia Mundial Contra o Cancro, perante uma plateia repleta, que contou também com a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira.
Neste evento, abordou-se a doença e consciencializou-se sobre as formas de combatê-la. A voluntária e coordenadora da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Portalegre, Cristina Bruno, falou sobre a instituição, os objetivos e apoios que prestam às pessoas vítimas do cancro, bem como às respetivas famílias que sofrem com elas, mencionando que podem sempre recorrer às instalações em Portalegre, na Rua de Olivença, nº 12.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro em Portalegre, reúne uma série de ajudas, entre elas de voluntários, que venceram a doença oncológica, e prestam todo o tipo de apoios.
É disponibilizado apoio jurídico, em relação ao conhecimento dos direitos do paciente, reiky gratuito, yoga e relaxamento, expressão artística, trabalhos manuais, apoio psicológico e outros, como cabeleiras e próteses, medicamentos, fraldas, cadeiras articuladas, garantidos a quem tem insuficiência económica ou disponibilizados a preço de custo.
O testemunho, na primeira pessoa, de quem passou pela batalha contra o cancro, partiu de Sónia Silva e Adriana Ferrari, também médica paliativista em Portalegre e doente oncológica. Adriana Ferrari sublinhou, que o que antes era uma sentença de morte, hoje é uma doença que se pode ultrapassar, embora a prevenção possa reduzir o número de casos em grande parte.
O cancro ocorre na maioria das vezes por causas externas, como o álcool, o tabaco, a alimentação e o abuso da prática desportiva, que causam a mutação genética, sendo que a minoria dos cancros são casos de hereditariedade.
Segundo Adriana Ferrari, o autoconhecimento, os sinais do corpo, e os sintomas do cancro são fundamentais para, quando detetados, agir com rapidez no combate ao seu desenvolvimento, podendo começar estes sintomas com um cansaço físico, muitas vezes motivo para procurar ajuda médica especializada.
Abordou a prevenção como fundamental, no caso de existir um histórico familiar com cancro, sendo possível pedir a um médico oncológico estudos genéticos aos descendentes, podendo desta forma, a doença ser evitada nas gerações seguintes.
No átrio da Biblioteca Municipal de Portalegre, pode também visitar uma exposição alusiva a este Dia Mundial Contra o Cancro, que estará patente até ao dia 29 de fevereiro 2020.
O Dia Mundial Contra o Cancro foi instituído há 20 anos, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium em Paris, de forma a vencer o preconceito e realizar uma aliança entre governos, outras entidades e a população, para combater esta doença, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.