Comunicado à população
Caros Portalegrenses,
Quero partilhar convosco, que recebi ontem um telefonema do Senhor Presidente da República, para saber notícias de Portalegre.
Neste momento de especial cuidado, o Presidente que fez questão de desejar uma Santa Páscoa a todos os Portalegrenses e deixar uma nota de esperança para todos nós, fazendo votos de que tudo corra pelo melhor e que cada um possa contribuir com a sua parte para que esta pandemia seja debelada.
Embora sem poder prever como vai evoluir a situação ao nível da transmissão e contágio do coronavírus, fiz o ponto de situação de todas as medidas que já foram implementadas. Tive também oportunidade de evidenciar a estreita articulação que está a ser conseguida entre as entidades e própria comunidade, que se tem mostrado solidária e cooperante. Nessa medida, relatei temos recebido inúmeras mensagens de apoio e esperança, muitas instituições têm feito doações e as pessoas têm manifestado a sua disponibilidade oferecendo-se como voluntárias.
O Senhor Presidente louvou os esforços que estão a ser feitos um pouco por todo o país, e em particular no Norte Alentejo, o que também se traduz no número reduzido de casos conhecidos até ao momento. Falámos sobre a forma como o concelho está a enfrentar pandemia da COVID-19, tendo-lhe manifestado a minha preocupação relativamente à prevenção e à necessidade de se realizarem testes à população.
Pude manifestar a enorme preocupação que tenho relativamente aos Lares de Terceira Idade do concelho, em particular devido à maior vulnerabilidade das pessoas destas faixas etárias.
Fiz ainda questão de transmitir que o comportamento da população tem sido exemplar na sua permanência em casa e na forma como tem estado a reagir às medidas de confinamento decretadas pelas autoridades.
Concordámos que não é fácil permanecer em casa após tantos dias de confinamento e que com o aparecimento dos primeiros casos aumenta a preocupação por aqueles que conhecemos e com quem lidamos no quotidiano. Mas assegurámos na Câmara Municipal de Portalegre não baixamos os braços e continuamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para tentar evitar a propagação desta pandemia e proteger as nossas gentes.
Para terminar, o Senhor Presidente voltou a referir a coragem serena que a generalidade dos portugueses tem demonstrado ao longo destas semanas, e a união e solidariedade que nos têm caracterizado, seja em casa ou no trabalho, na primeira ou segunda linha de combate a este desafio incomparável. Instigou-nos a permanecer em casa e a seguir exemplarmente as orientações das autoridades, para que juntos possamos moderar a progressão do vírus e vencer o que parece ser o maior desafio da vida de todos nós.
Agradeci ao Presidente a preocupação que teve connosco e desejei-lhe também Boa Páscoa, votos que estendo a todos os Portalegrenses.
Na sequência deste telefonema, volto a apelar ao bom senso de todos os Portalegrenses para que possam permanecer resguardados em casa o mais possível.
Precisamos de proteger a nossa família, os nossos amigos, os nossos vizinhos, a nossa comunidade.
Precisamos de continuar a ser solidários.
Sozinhos não conseguiremos. Precisamos de todos.
Adelaide Teixeira
Presidente da Câmara Municipal de Portalegre