Votos de Pesar
O Executivo da Câmara Municipal de Portalegre, na sua reunião ordinária de dia 05 de agosto de 2020, deliberou por unanimidade manifestar a sua grande consternação e pesar pelo falecimento do Senhor Professor Leonel Cardoso Martins, que nos deixou no passado dia 3.
Proveniente de Palhota, São Pedro de Esteval, no concelho de Proença-a-Nova, ingressou bastante jovem no Seminário Diocesano de Portalegre.
Frequentou a Universidade de Coimbra, onde se formou em Estudos Clássicos, ao mesmo tempo que trabalhava como professor da Telescola de Santo António das Areias.
Casado com a professora Maria de Lourdes, tiveram 3 filhos: Rui, Isabel e Margarida. Durante vários anos leccionou Português, Latim e Grego no Liceu de Portalegre.
Pessoa afável, bastante apreciado por aqueles que tiveram a sorte de com ele privar, não só pela sua personalidade mas também pela sua sapiência.
A demonstração pública mais evidente dessa sabedoria é a publicação do Tratado da Cidade de Portalegre, de Diogo Pereira Sotto Maior, uma co-edição da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e da Câmara Municipal de Portalegre, em 1984, onde todo o enquadramento do tratado é de sua lavra, tornando mais acessível a sua compreensão através da introdução, leitura e notas que elaborou.
Os filhos da terra não são só os que nascem nesse sítio. São também aqueles que deixam marcas indeléveis da sua existência num determinado local ou comunidade.
O homem bom de que nos despedimos era um filho da terra.
Assim sendo, o Município de Portalegre apresenta as mais profundas e sentidas condolências aos filhos Rui, Isabel e Margarida, bem como à restante família e amigos.
Requiescat in pace – Descanse em paz.