Voto de Pesar Mestre Cruzeiro Seixas
Foi com profundo pesar que recebemos a notícia da morte do Mestre Cruzeiro Seixas, aos 99 anos, no dia 8 de novembro de 2020.
Nascido em 3 de dezembro de 1920, ficou conhecido como um dos nomes incontornáveis do Surrealismo português e pela marca incontornável que deixou na cultura portuguesa, não só como Artista plástico, mas também na poesia.
Desde cedo se posicionou como revolucionário no campo das artes, afirmando-se como expoente do surrealismo até à sua morte. As suas obras espelham um universo riquíssimo, livre de fronteiras estéticas e ideológicas, que explora os contrastes entre o preto e o branco e se concretiza num imaginário fantástico e, simultaneamente, “estranho e cruel”.
Ao longo dos anos, e pelo seu trabalho de proximidade com a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, visitou a cidade. Também esteve presente, em diferentes ocasiões, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, em inaugurações de exposições da sua obra e inclusivamente no 18º aniversário deste museu, comemorado em julho de 2019.
Foi agraciado, em outubro, com a Medalha de Mérito Cultural pelo “contributo incontestável para a cultura portuguesa”.
Ficará para sempre ligado a Portalegre, pelo trabalho imenso que desenvolveu desde cedo com a Manufactura de Tapeçarias, estando a ser preparada uma exposição de homenagem à sua vida e obra por ocasião do centenário.
Em nome da Câmara Municipal de Portalegre, a Presidente, apresenta as mais sinceras condolências a todos os seus amigos.