Voto de Pesar
Florindo Hipólito Sajara Madeira nasceu a 29 de Novembro de 1935, em Portalegre. Aqui fez os seus estudos até ao 5° ano dos liceus, continuando os mesmos em Lisboa. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 18 de Outubro de 1961.
Voltando a Portalegre, pretendeu ingressar na carreira do Ministério Público, mas as suas pretensões foram mal sucedidas, por já então manifestar pública oposição ao regime salazarista do Estado Novo e um forte e intransigente apego à defesa da Democracia, da Liberdade e dos Direitos Humanos, que manteve ao longo de toda a sua vida
Deixou marca, em Portalegre, a sua intervenção cívica, a sua vocação tertuliana e o seu envolvimento activo no movimento associativo, nas vertentes juvenil, cultural (em várias áreas) e até desportiva; de que o melhor exemplo será o facto de ter sido co-fundador do Amicitia – Grupo Cultural de Portalegre
Em finais de 1970, e após cumprimento de uma segunda comissão militar em Angola, o Dr. Florindo Madeira instala-se em Cascais, onde passa a viver e a exercer advocacia.
No entanto, após a Revolução de Abril, foi convidado para exercer o cargo de Governador Civil do Distrito de Portalegre, o que sucedeu entre 30 de Setembro de 1974 e 22 de Setembro de 1976.
Nos últimos tempos, e apesar de continuar a residir em Cascais, deslocava-se frequentemente a Portalegre, em visitas familiares e de amizade.
Para além de diversas outras homenagens e condecorações, recebeu a Medalha de Mérito e Dedicação do Município de Cascais e a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro do Município de Portalegre.
Faleceu, de forma inesperada, em 12 de Outubro de 2021.
À família e amigos, a Câmara Municipal de Portalegre apresenta as mais sentidas condolências.
14.outubro.2021