Exposição “Bordar o Sereno” inaugurada na Biblioteca Municipal
A exposição “Bordar o Sereno”, de Sara Domingos, inaugurou no dia 8 de março na Biblioteca Municipal de Portalegre, numa evocação ao Dia da Mulher.
“Bordar o Sereno” é um projeto de investigação e criação na área das artes plásticas, mas é também um manifesto que nasce de um contexto atual: a emergência na procura de proteção a uma escala global, tendo em conta fenómenos como a pandemia, os conflitos armados, as questões ambientais ou as violações dos direitos humanos.
Sara Domingos, a artista, desenvolveu um conjunto de peças originais baseadas nos talismãs e amuletos da tradição mediterrânica e do Oriente das artes de proteção. Partiu do estado de serenidade e bem-estar e da relação íntima que propicia o ato de bordar, para reproduzir estes símbolos que podem ser identificados em peças de cerâmica, padrões de tecidos, tatuagens ou tapeçarias…
Neste trabalho a artista também reflete o encontro com mulheres migrantes, e refugiadas de diferentes culturas, que identifica com a força das cores primárias, sobre as quais bordou as suas memórias.
A exposição pode ser vista até 14 de abril, de segunda a sexta entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00 e aos sábados entre as 15h00 e as 18h00.