Ministro da Saúde visita Portalegre, no âmbito da iniciativa “Saúde Aberta”
Dia 24 de outubro, pelas 17H30, o Sr. Ministro foi recebido nos Paços do Concelho pela Sra. Presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, e pelo Sr. Vereador com o pelouro da Saúde, Marco Cardoso.
Esta receção teve como principal objetivo, a exposição ao Sr. Ministro por parte da Sra. Presidente da Câmara, de algumas situações preocupantes na matéria da saúde.
Aquisição do imóvel denominado por “antigo colégio”
– Questionado sobre a ampliação do hospital Dr. José Maria Grande e possível compra pelo Ministério da Saúde do espaço denominado (antigo colégio), pela Sr.ª Presidente da Câmara, o Sr. Ministro respondeu que é uma intenção do governo proceder à compra do espaço com vista à extensão do Hospital José Maria Grande, até ao final do ano.
Centros de Saúde
– Outro dos temas abordados, foi a construção dos novos centro de saúde “Portus Alácer” que já se encontra em execução e é comparticipado pelo município e dos Centros de Saúde de São Julião e Carreiras, tendo o município já oferecido os terrenos para a sua edificação, estando o início das obras programadas para 2024.
Falta de recursos humanos especializados nas unidades de saúde
– Pela Sr. ª Presidente foi também transmitida a preocupação com a falta de recursos humanos existentes neste momento, nomeadamente a falta de médicos especializados, quer no hospital, quer nos centros de saúde do Concelho, que acaba por ter um impacto nefasto para população do concelho, nomeadamente nos mais idosos.
Constrangimentos nas urgências do Hospital de Portalegre
– Para terminar, a Sr.ª Presidente manifestou o seu desagrado e apreensão com os constrangimentos existentes no serviço de urgências, dando como exemplo o sucedido recentemente no serviço de urgência médico-cirúrgica do hospital de Portalegre, que esteve encerrado na quinta-feira a partir das 14h00, reabrindo no dia seguinte pelas 8h00.