Serra de São Mamede representada na Casa do Alentejo, em Lisboa


















No dia 25 de outubro foi um dia especial, para Portalegre e para a Casa do Alentejo, em Lisboa, que teve o privilégio de receber o que de melhor se faz na nossa terra, os seus saberes e os seus sabores.
Este evento, uma coorganização entre a Casa do Alentejo e a Associação de Municípios da Serra de São Mamede, está integrado na semana dedicada a mostrar o muito que esta região tem para oferecer aos seus visitantes.
À chegada, a delegação de Portalegre, com a Vereadora do Turismo, Laura Velez Galão, a responsável pelo Serviço do Turismo, Emília Mourato Silva e o Chefe de Divisão da Cultura, Pedro Barbas, recebeu as boas-vindas por parte do Presidente da Casa do Alentejo, João Manuel Proença.
Sempre com a presença assinalável de um público interessado, decorreu o programa do dia dedicado a Portalegre, com destaque inicial para o conhecido artesão portalegrense António Adélio Real, que mostrou, com a sua simpatia habitual e ao vivo, como se trabalha a Arte Pastoril em cortiça.
À tarde, foi apresentada a recém-criada Grande Rota das Cascatas de São Mamede, um projeto de valorização do turismo de natureza, seguindo-se a sempre popular prova comentada de vinhos, pela Adega de Portalegre Winery e um workshop de Doçaria Conventual, pela inigualável doceira Rosária Maria, uma das “protetoras” dos nossos segredos mais doces.
Durante estes eventos, o muito público presente teve também a oportunidade de ouvir o Grupo de Cantares “Os Trovadores”, e a sua extraordinária interpretação da nossa música popular alentejana.