Skip to main content

1234 – Kaja Draksler/Susana Santos Silva/De Beren Gieren (Portugal, Eslovénia e Belgica) – 12º Portalegre JazzFest

DeBerenGierenSusana_ByPetraCvelbar599

1 Kaja Draksler: piano solo
2 Kaja Draksler/Susana Santos Silva
3 De Beren Gieren
4 De Beren Gieren + Susana Santos Silva

Um concerto vezes quatro. Ou seja, quatro concertos numa só noite, com um solo, um duo, um trio e um quarteto envolvendo nas diferentes combinações os mesmos cinco músicos, a eslovena Kaja Draksler, a portuguesa Susana Santos Silva e os belgas Fulco Ottervanger, Lieven Van Pée e Simon Segers, membros do trio De Beren Gieren.

1- Kaja Draksler
Com formação clássica, na sua música a influência jazz de Thelonious Monk cruza-se com elementos da música erudita, de Bach a Ligeti, e com reminiscências da tradição popular do seu país, a Eslovénia, bem como da não muito distante Turquia.

2- Kaja Draksler & Susana Santos Silva
Assim como as distinções entre “mainstream” e vanguarda nada significam para a pianista da Eslovénia, também a trompetista portuguesa tem estado ativa nas duas áreas. A música que criam em conjunto é introspetiva mas viva, e subtil sem ser maneirista, conseguindo que o complexo pareça simples e o simples, complexo.

3- De Beren Gieren
Os belgas De Beren Gieren estão apostados em trazer o convencional trio de piano jazz para o século XXI. As suas propostas musicais são marcadas tanto por assumidas influências clássicas e da música contemporânea, como por um evidente gosto pelo rock e pelos ritmos da música de dança.

4- De Beren Gieren & Susana Santos Silva
Se no essencial se mantêm as características que tornam o trio De Beren Gieren num caso único em toda a Europa, natural será que, com a convidada portuguesa, a música mude para abarcar um instrumento, o trompete, e uma instrumentista tão afirmativos.

 

12º Portalegre JazzFest | Grande Auditório | 8 € (oferta 1 CD) / Passe 25 € (oferta 4 CDs) | M/4 anos

Atualizado em 28/03/2015
Font Resize