2ª conferência do Ciclo Clubes Capazes | “Desigualdade económica e Género”

“Desigualdade económica e Género” é o tema da 2ª conferência do Ciclo Clubes Capazes, que terá lugar na manhã do dia 10 de maio, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), com entrada livre.

Entre as 10h30 e as 12h30, no Grande Auditório, debatem-se temas como Gap salarial, taxa de emprego e trabalho pago vs. trabalho não remunerado, entre outros indicadores sobre desigualdade económica entre mulheres e homens em Portugal, pela mão de Rita Ferro Rodrigues, presidente da Capazes Associação Feminista e moderadora do encontro entre a comunidade de Portalegre e Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda e economista; Sara Falcão Casaca, professora no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e antiga presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG); Patrícia São João, investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG); Carla Baptista, diretora técnica do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Portalegre (NAVVD); e João Baião, ator e apresentador.

Para além deste Ciclo de Conferências, organizado pela Capazes, a associação anuncia a abertura do concurso “Capazes pela Igualdade”, a decorrer até 16 de junho. Com recurso a fotografia, vídeo e texto, esta atividade tem como objetivo sensibilizar os jovens estudantes da região do Alentejo para, enquanto agentes na promoção da igualdade de género, os capacitar através da criação artística em contexto tecnológico e multimédia. As comunidades escolares do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário de toda a região do Alentejo estão convidadas a refletir e intervir, crítica e ativamente, no combate às desigualdades baseadas no género dentro das suas comunidades locais e em torno das temáticas do Ciclo Clubes Capazes.

O Ciclo de Conferências denominado Clubes Capazes, a decorrer ente 4 e 29 de maio em quatro municípios alentejanos, é uma iniciativa cofinanciada pela Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e intermediada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), sendo que esta 2ª conferência conta adicionalmente com o apoio da Câmara Municipal de Portalegre.

Atualizado em 10/05/2018