Cultura de Quarentena | Passeio pelo Património de Portalegre – Turismo

Passeios pelo Património

Sabia que…
… o edifício da Câmara foi uma antiga Fábrica de Lanifícios mandada fazer pelo Marquês de Pombal?

ANTIGO COLÉGIO DE SÃO SEBASTIÃO
CENTRO DE CONGRESSOS /GALERIA DE SÃO SEBASTIÃO / POSTO DE TURISMO

É um monumento de arquitetura educativa, estilo chão, maneirista, barroca e eclética.
Época de construção – séc. XVII/XVIII/XIX/XXI

Por ordem do Bispo de Portalegre, D. Diogo de Correia, do Padre Manuel Ceia e da Companhia de Jesus, em 1601 iniciou-se a construção do Colégio de São Sebastião, cujo destino inicial era a formação de sacerdotes.
Em 1617, já funcionava como colégio dos Jesuítas.

No Corpo Colegial destaca-se o alpendre quadrangular, sobre patamar acedido por três degraus e suportado por quatro colunas toscanas encimadas por uma cúpula piramidal, revestida a azulejos brancos e azuis, com figuras de flores e animais.
Hoje chamamos-lhe Alpendrada e é a entrada que dá acesso aos gabinetes do Executivo Municipal, à Galeria de Exposições.

A Igreja de planta longitudinal tem nave única, onde abrem quatro capelas à face e não comunicantes, foi reconvertida no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre recebendo eventos de natureza diversa. A Sacristia situa-se no Corpo do Colégio e tem cobertura em abóbada de canhão. A fachada principal é tripartida, e cada parte tem um portal. O edifício ainda conserva vestígios de pintura na sala do antigo refeitório, na antiga Sala do Capítulo e ainda numa sala orientada para Sul.

O claustro do Colégio da Companhia de Jesus nunca foi acabado, não tendo sido construídas as partes Norte e Oeste, tendo-se organizado em redor de um pátio retangular incompleto.

Com a expulsão dos Jesuítas em 1759 o edifício é apropriado pelo Estado.
Em 1771, o Marquês de Pombal transmite, por carta, a Manuel Bernardo de Melo e Castro, Governador de Armas da Província do Alentejo, a intenção de fazer uma fábrica de panos em Portalegre, destinada à transformação de lã e algodão.
Em 1772, o processo de fiação inicia-se.

A adaptação a fábrica de Lanifícios na segunda metade do séc. XVIII e no séc. XIX, respeitou a arquitetura do espaço colegial original, tendo-se edificado um novo volume que se ligou ao lado direito da igreja.

Este foi sede de várias empresas e associações, destacando-se o caso da Sociedade Musical Euterpe e da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre.

Entre 2003 e 2006 o edifício (do antigo Colégio de S. Sebastião e da Real Fábrica de Lanifícios) foi alvo de uma profunda reabilitação, tendo sido adaptado para Paços do Concelho, Centro de Congressos, Galeria de São Sebastião e Posto de Turismo.

Atualizado em 17/04/2020