Cultura em Quarentena | Passeio pelo Património de Portalegre

Passeios pelo Património

Convento de Santa Clara / Biblioteca Municipal

Monumento de arquitetura religiosa, gótica, renascentista, barroca.

Época de Construção – séc. XIV, XVI, XVIII e XX.

Foi fundado em 1376, pela Rainha D. Leonor Teles.

A primeira igreja foi concluída em 1389, tendo sido posteriormente alvo de uma renovação significativa nos corpos SE e SO.

No século XVII, foram colocados azulejos na Sacristia. Existe na igreja friso com esgrafitos em frontão triangular.

Mantém, no piso térreo do claustro, dois tramos completos de arcaria gótica sobre colunelos geminados. A NO do piso térreo, existem ainda quadro conjuntos de quatro arcos quebrados de cantaria, sendo que estes são suportados por cinco conjuntos de colunas geminadas de bases e capitéis de feitura simples. No 2º piso, existem oito janelas com molduras de feição setecentista.

O Claustro, quadrangular, apresenta no centro uma fonte que data do séc. XVIII, de mármore, de secção triangular sobre bacia circular e com lavores Rococó.

No espaço junto à entrada do claustro, existe uma fonte de mergulho contida num cubo com abóbada de arestas de nervuras, de feição quinhentista.

A fachada SO é circundada pelo Quintalão que é delimitado pela Cerca do Convento.

Foi Convento das Clarissas, de fundação gótica.

Sofreu alterações estruturais e decorativas, nos séculos XVI, XVIII e XX.

No séc. XIX, foi transformado em recolhimento de Senhoras Pobres. Na década de 60 do séc. XX, foi ocupado pela Associação de Proteção e Amparo de Nossa Senhora das Dores. Posteriormente, neste local esteve instalado o Internato de Santo António.

Em 1971, o Convento passou a ser propriedade da Câmara Municipal de Portalegre, onde funcionaram associações culturais e serviços municipais.

Na década de 90 do séc. XX, este monumento foi alvo de uma reabilitação geral para adaptação a Biblioteca Municipal, tendo sido inaugurada em 1999.

Em 2014 foi colocada, no interior do claustro, uma Janela de cunhal renascentista oriunda de uma casa demolida nos anos 40 para construção do edifício da Caixa Geral de Depósitos.

{phocadownload view=youtube|url=}

Atualizado em 18/05/2020