EXPOSIÇÃO “JOSÉ PEDRO CROFT” | Galeria de Exposições Temporárias do Castelo

2_2
3_3

PROJECTO HABIT’ARTE – Cultura Património e Arte

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas traz à Galeria de Exposições Temporárias do Castelo um conjunto de obras de José Pedro Croft.

O artista nasceu no Porto, em 1957, frequentou Pintura e Escultura da ESBAL (atual FBAUL) em Lisboa. Fez a sua primeira exposição individual em 1983. O seu nome liga-se aos da geração central dos anos 80 com quem estabeleceu um grupo, do qual faziam parte Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez e Rui Sanches, sem carater ideológico ou teórico e apenas estratégico. A sua escultura inicial era metafórica, melancólica, recuperava a pedra como material de trabalho e a figuração como centro temático. O ensino de João Cutileiro justificou essa orientação geracional que o final dos anos 80 esfriou, fazendo-se concentrar em temas mais abstratos relacionados com questões de escala e associação de materiais, construção arquitetónica, diálogos com vazios e cheios, mas garantindo um continuado interesse pela definição de valores matriciais.
José Pedro Croft é o artista Português convidado da edição de 2017 da Bienal de Veneza.

Organização: Câmara Municipal de Portalegre e Câmara Municipal de Elvas

Atualizado em 20/05/2017