NOS TEMPOS DE GUNGUNHANA – KLEMENTE TSAMBA DE MOÇAMBIQUE

Um conto contado e cantado com a graça dos ritmos tradicionais moçambicanos

Nos tempos de Gungunhana é uma peça de teatro baseada em narração de contos moçambicanos onde um único elemento desdobra-se em vários personagens para, com a cumplicidade do público, retratar alguns episódios mágicos paralelos à vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana.

Sinopse:

“Era duma vez um guerreiro da tribo tsonga chamado Umbangananamani, que fora em tempos casado com uma linda mulher da tribo Macua, de nome Malice. Não tiveram filhos. Mas tentaram muito.
Este é o mote que dá início ao grande karingana ou conto tradicional sobre a vida de um simples guerreiro, mas que muito rapidamente se vai transformar numa sequência de outros pequenos karinganas que relatam aspetos curiosos ligados à vida na corte do rei Gungunhana, onde a crueldade e as mortes por vezes se misturam com o humor, em cada karingana contado e cantado com a graça dos ritmos tradicionais de Moçambique.
No entanto, este karingana, não tem nada a ver com Gungunhana!

Karingana wa Karingana!

Textos Originais: Ungulani Ba Ka Khosa
Criação/Interpretação: Klemente Tsamba
Apoio/Assistência criativa: Filipa Figueiredo; Paulo Cintrão e Ricardo Karitsis