PALAVRA TEXTIL CONFERÊNCIAS DA PRIMAVERA | TAPEÇARIA CONTEMPORÂNEA | MUSEU DA TAPEÇARIA DE PORTALEGRE GUY FINO

PALAVRA TEXTIL CARTAZ 2016

PROGRAMA

As conferências são abertas a toda a comunidade académica de Portalegre e ao público em geral, visando fundar um espaço de reflexão sobre a problemática da Tapeçaria Contemporânea, a Textil Art e a Fiber Arte, nas suas dimensões artística, sociológica, antropológica e tecnológica. Têm lugar no auditório do Museu de Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, às sextas (início às 15.00 horas)

O programa de cada dia será constituído por 5 conferências, três delas agrupadas sob a designação de «Palavras Têxteis» (reflexão e teorização da Tapeçaria Contemporânea) e as duas últimas referentes a «Percursos Artísticos» (em que artistas falam sobre a sua obra ou são apresentados por outros artistas).

Cada conferência tem a duração aproximada de 25 minutos.

Palavras Têxteis

Dora Iva – «Tapetes de Guerra – Memória Futura»

Hugo Ferrão – «A dimensão do sagrado na tessitura do linho na Aldeia de Limões»

Ana Maria Gonçalves – «Maria Flávia de Monsaraz: O ressurgimento encantatório da Tapeçaria Contemporânea»