Vinhos de Altitude | Serra de São Mamede, Portalegre

Banner Portal 1280x720px_page-0001
Nos dias 1 e 2 de dezembro, decorrerá mais uma edição do evento Vinhos de Altitude | Serra de São Mamede, na Igreja do Convento de São Francisco, em Portalegre.
Este evento é uma organização da Câmara Municipal de Portalegre, com o apoio da Associação de Municípios Portugueses de Vinho, dos Vinhos do Alentejo e do Turismo do Alentejo e Ribatejo – ERT.

DIA 1 DEZEMBRO

18H00 | SOLSTÍCIO

ANYMAMUNDY – Teatro de Rua e Criação Plástica

LOCAL: PARQUE DE ESTACIONAMENTO DE SÃO FRANCISCO

Performance com manipulação de fogo.

“O típico ciclo das colheitas, uma noite descansada e ao cantar do galo o povo desperta para trabalhar a terra- arar, semear, regar e cuidar, a labuta do dia-a-dia na vida de um camponês até à tão ansiada colheita. Quando a terra dá o retorno do seu trabalho é altura de celebrar. Um casal de camponeses que do amanhecer ao anoitecer retratam o quotidiano da vida no campo presenteando o público com encantadores momentos de música, movimento e fogo.”

18H3O | INAUGURAÇÃO

19H00 | UMA VIOLA E UMA GUITARRA

MIGUEL MONTEIRO E NUNO CIRILO

LOCAL: IGREJA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

Um apontamento musical! Na Viola, Miguel Monteiro e na Guitarra Portuguesa, Nuno Cirilo! Descubra os diferentes acordes!

19H30 | MESA REDONDA – “VITICULTURA SUSTENTÁVEL COMO POTENCIAL DOS VINHOS DA REGIÃO DE PORTALEGRE”

LOCAL: IGREJA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

Oradores: Engº. José Luís Marmelo (Consultor de Viticultura), Engº. Pedro Tereso (Agrosustentável Lda.) e Engª. Filipa Tereso (Agrosustentável Lda.).

De que forma poderá a viticultura sustentável potenciar os vinhos da Região do Alentejo? Conheça as estratégias partilhadas pelos diferentes oradores constantes neste painel.

21H00 | CANTE ALENTEJANO

GRUPO DE CANTE “OS LAGÓIAS” DE PORTALEGRE

LOCAL: IGREJA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

O Cante, expressão musical genuína e única no mundo!

O Património Cultural de Portugal foi reconhecido pela UNESCO, em 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

22H00 | ENCERRAMENTO

DIA 2 DEZEMBRO

16H00 | “A LIGAÇÃO DOS SOLOS AOS SABORES DA SERRA DE SÃO MAMEDE”

CHEF JOSÉ JULIO VINTÉM E SOMMELIER GONÇALO PIRES

LOCAL: IGREJA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

Prepare-se para participar no Showcoking promovido pelo Chef José Júlio Vintém, associando os sabores da Serra de S. Mamede, em harmonização com os vinhos de altitude, apresentados pelo Sommelier Gonçalo Pires.

17H00 | SONORIDADES

ESCOLA DE ARTES DO NORTE ALENTEJANO E VERA SOLDADO

LOCAL: IGREJA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

Uma coprodução artística, que aposta no cruzamento da tradição do Fado e as sonoridades clássicas, desenvolvida pelos professores da Escola de Artes do Norte Alentejano: Rui Ramos, Tamara Torres, Álvaro Dias e José Raimundo, com a fadista convidada Vera Soldado.

19H00 | FLAMENCO RITMOS

GRUPO FLAMENCURA

LOCAL: IGREJA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

Descubra os diferentes ritmos de Flamenco, entre outros, proporcionados pelo Grupo Flamencura de Portalegre, enquanto degusta os sabores dos vinhos de Altitude da Serra de São Mamede.

21H00M | ENCERRAMENTO

21H30 | BANDIDOS DO CANTE

LOCAL: CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE

ENTRADA GRATUITA

Os Bandidos do Cante integram a nova geração de coletivos de vozes que tem aberto caminho à renovação do Cante Alentejano, enquanto expressão musical e à possibilidade da sua inclusão em projetos diferenciados. Propõem-se a novas sonoridades de fusão, sem perder ou desvirtuar a identidade de um Património elevado a Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

São filhos dos filhos da terra, que são gente diferente, do chão da planície onde o sol perde de vista o tempo, os dias se alargam nos relógios e o horizonte não tem pressa de chegar.

ENTRADA:

Com prova de vinhos: 3.00€ (inclui copo e bolsa) | Dois dias: 5.00€

EXPOSITORES:

VINHOS

ADEGA DE PORTALEGRE WINERY

ALTAS QUINTAS

CABEÇAS DO REGUENGO

DOMINÓ l FERREIRA & CLARO

HERDADE DA MALHADINHA NOVA

HOWARD`S FOLLY

MONTE DA PENHA

QUINTA DAS TOROAS

REYNOLDS WINE GROWERS

REGUENGO DO SOUZÃO

LUSOVINI – SERICAIA

SOUTO ESCURO

SUSANA ESTEBAN UNIP. LDA.

TAPADA DO CHAVES

VINHOS CASA DA URRA