“Saúde Mental e Arte” em Portalegre
A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional, encontra-se a desenvolver um conjunto de iniciativas culturais a nível nacional, entre março e novembro de 2015, em parceria com a Câmara Municipal de Portalegre. Dos objetivos intrínsecos fazem parte a Promoção da Saúde Mental e o Combate ao Estigma, bem como o propósito de criar sinergias entre: instituições de saúde mental públicas e pertencentes ao sector social, autarquias, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), instituições de ensino superior e instituições culturais.
Obras artísticas produzidas por pessoas com problemas de saúde mental em exposição no Alentejo.
Mostrar a grande qualidade artística destas pessoas é a forma de promover a saúde mental e combater o estigma associado à doença que o Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde vem desenvolvendo.
O Alentejo foi este ano a região escolhida para esta mostra, complementada com a realização de workshops, encontros, colóquios temáticos sobre as diversos eixos estratégicos do Plano Nacional para a Saúde Mental 2007-2016.
As exposições e espetáculos vão decorrer até novembro em Portalegre, Évora e Beja sob o título genérico de “Saúde Mental e Arte” e abrangem áreas tão distintas como o Teatro, a Dança, a Música, as Artes Plásticas, a Gastronomia ou a Moda.
O novo ciclo do projeto “Saúde Mental e Arte” foi inaugurado esta sexta-feira, 27 de março, na Sala de Torre do Castelo de Portalegre, com a 3ª Exposição Nacional de Artes Plásticas e Saúde Mental, intitulada “No Fio da Navalha”, a atuação do Grupo Coral dos Sem Abrigo da Casa da Música do Porto “Som da Rua” e a realização do Colóquio “Saúde Mental: Cuidados a Grupos Vulneráveis”.
Ainda no âmbito deste projeto serão apresentados workshops de doçaria tradicional promovidos por instituições ligadas à Saúde Mental provenientes das regiões norte, através do Hospital Magalhães de Lemos, e sul, pela Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), durante a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, de 24 a 26 de abril, e nas Festas da Cidade, a 22 e 23 de maio.
Para Portalegre está ainda prevista a realização do 1º Encontro das Estruturas de Reabilitação Psicossocial, na 1ª quinzena de julho. Posteriormente serão divulgados os programas das iniciativas que vão decorrer em Évora e Beja.
Esta iniciativa do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde tem parceria com Autarquias, Departamentos de Saúde Mental, Direções Regionais da Cultura e IPSS locais que investem nesta problemática. Depois do Porto, em 2013 e de Coimbra em 2014, pretende-se este ano divulgar as iniciativas de maior expressão nas capitais de distrito do Alentejo, mostrando a relevante qualidade artística destas pessoas.
No contexto da reabilitação psicossocial a única instituição prestadora de cuidados e serviços de saúde mental que contem ateliers/oficinas artísticas no Alentejo é o Centro de Recuperação de Menores, em Assumar, Portalegre.